Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Forte São Marcelo pode reabrir para visitação? Entenda o trâmite

Após 13 anos fechado, monumento histórico de Salvador pode voltar a receber turistas; governo da Bahia negocia gestão com a União

Flávia Requião

Por Flávia Requião

05/09/2025 - 7:37 h
Forte São Marcelo
Forte São Marcelo -

O Forte São Marcelo, ícone histórico de Salvador e único exemplar circular de fortificação portuguesa no país, pode voltar a receber visitantes em breve. Fechado para visitação em 2011, o monumento, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está no centro de negociações entre o governo da Bahia e a União para que o estado assuma sua administração turística.

“O Forte São Marcelo é de propriedade da União. E o governo da Bahia requereu a cessão do imóvel para que a gente administre e dê uma utilização turística. Isso está tramitando dentro da Secretaria do Patrimônio da União — Ministério da Gestão. A burocracia para vencer não é fácil, mas temos interface com o SPU para agilizar o processo”, afirmou Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia (Setur-BA), em entrevista ao Portal A TARDE, destacando que o processo já se arrasta há cerca de seis meses.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
MUITO
O programa PAC Cidades Históricas foi lançado pelo governo federal em 2013, mas das 23 elencadas, só duas foram concluídas.
Na foto Forte São Marcelo. 
Foto: Luciano Carcará / Ag. A Tarde
Data: 24/07/2018
MUITO O programa PAC Cidades Históricas foi lançado pelo governo federal em 2013, mas das 23 elencadas, só duas foram concluídas. Na foto Forte São Marcelo. Foto: Luciano Carcará / Ag. A Tarde Data: 24/07/2018 | Foto: Luciano Carcará / Ag. A Tarde

Segundo detalhou Bacelar, o imóvel continuará pertencendo à União, no entanto, a gestão ficará sob responsabilidade do governo estadual. O chefe da pasta também antecipou que o local deve passar por requalificações.

“Vai ter reforma. Nossos técnicos estão estudando a melhor forma de aproveitar o espaço, abrir para visitação e recuperar a infraestrutura, incluindo atracadouro, instalações elétrica e hidráulica e pintura”, acrescentou.

A expectativa é que, em curto prazo, a cessão seja concedida, permitindo que as obras e adaptações avancem e o público possa finalmente visitar o local.

A SPU foi procurada pelo Portal no último mês, mas não respondeu até a publicação desta matéria.

História e importância do Forte São Marcelo

Construído em 1623 durante o governo de D. Diogo de Mendonça Furtado, o Forte São Marcelo foi erguido sobre uma coroa de areia na Baía de Todos os Santos para proteger Salvador de invasões, especialmente holandesas. Sobre o portal de entrada, há o escudo de armas do Império, mutilado após a Proclamação da República, em 1889.

Pontos turísticos de Salvador.

Na foto: Forte São Marcelo vista aerea 
Foto: Alessandra Lori/ Ag. A TARDE
Data: 11/04/2014
Pontos turísticos de Salvador. Na foto: Forte São Marcelo vista aerea Foto: Alessandra Lori/ Ag. A TARDE Data: 11/04/2014 | Foto: Alessandra Lori/ Ag. A TARDE

Transformado em 2006 no Centro Cultural Forte de São Marcelo, o espaço já abrigou museus como Memórias do Mar, Memórias da Cidade e Memórias do Forte, além de restaurante e loja de lembranças. Na época, o acesso era feito por barco a partir do Terminal Turístico Marítimo, ao lado do Mercado Modelo, em um trajeto de apenas cinco minutos.

Entre 2006 e 2011, o forte recebeu cerca de 400 mil visitantes, um terço deles estudantes, com atividades educativas e culturais apoiadas por instituições públicas e privadas, incluindo a LG e Lojas Insinuante. A inauguração contou com presença de personalidades, como Maria Bethânia.

Em 2011, a Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos (Abraf) – responsável pela gestão — teve o contrato com o Iphan encerrado e não renovado, em meio a discordâncias sobre prestação de contas e necessidade de obras. O forte passou por restauração entre 2014 e 2016, com investimento de R$ 7,5 milhões, mas desde então permanece fechado, podendo ser visto apenas de longe.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Forte São Marcelo Salvador visitantes

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Forte São Marcelo
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Forte São Marcelo
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Forte São Marcelo
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Forte São Marcelo
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x