Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Gilmar Mendes envia investigação contra Baldy para Justiça Eleitoral

André Richter | Agência Brasil

Por André Richter | Agência Brasil

10/10/2020 - 10:41 h | Atualizada em 10/10/2020 - 11:42

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Ministro acatou tese da defesa do secretário licenciado de São Paulo | Foto: Carlos Moura | SCO | STF
Ministro acatou tese da defesa do secretário licenciado de São Paulo | Foto: Carlos Moura | SCO | STF -

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na sexta-feira, 9, que as investigações envolvendo o secretário licenciado de Transportes do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, devem ser enviadas para a Justiça Eleitoral de Goiás.

Na decisão, o ministro reconheceu que o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, não tem competência legal para julgar o caso.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No entendimento do ministro, depoimentos de delações e trechos de manifestações do Ministério Público Federal (MPF) sobre as investigações indicam que o caso envolve supostas doações para campanhas eleitorais, fatos que atraem a competência da Justiça Eleitoral para julgar o caso.

Gilmar Mendes suspendeu no mês passado as investigações para analisar qual juízo teria a competência para julgar a questão.

Em 6 de agosto, Alexandre Baldy teve a prisão temporária decretada por Bretas no âmbito da Operação Dardanários, que apura fraudes em contratações da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. Em seguida, Gilmar Mendes determinou a soltura do secretário licenciado.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Baldy teria recebido propinas de uma organização social para favorecê-la em contratações com o Poder Público. Os repasses teriam sido feitos quando ele exercia o mandato de deputado federal e ocupava o cargo de ministro das Cidades no governo Michel Temer.

Desde o primeiro recurso apresentado ao STF, a defesa de Alexandre Baldy sustentou que a competência para julgar os fatos é da Justiça Eleitoral de Goiás.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministro acatou tese da defesa do secretário licenciado de São Paulo | Foto: Carlos Moura | SCO | STF
Play

Caso Master: prisão de Daniel Vorcaro é mantida após decisão do STF

Ministro acatou tese da defesa do secretário licenciado de São Paulo | Foto: Carlos Moura | SCO | STF
Play

Prazo de 3 anos e R$ 1,1 bilhão investido: tudo sobre a estação Campo Grande em Salvador

Ministro acatou tese da defesa do secretário licenciado de São Paulo | Foto: Carlos Moura | SCO | STF
Play

Cobrando justiça, família de Marielle acompanha julgamento no STF

Ministro acatou tese da defesa do secretário licenciado de São Paulo | Foto: Carlos Moura | SCO | STF
Play

Com presença de Moraes e Alckmin, João Campos e Tabata Amaral se casam

x