POLÍTICA
Governador do RS, Eduardo Leite assume homossexualidade: "Tenho orgulho disso"
Por Da Redação
O governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), assumiu publicamente que é homossexual. O anúncio foi feito durante gravação do programa Conversa com Bial, que vai ao ar na madrugada de sexta-feira, 2, na Rede Globo.
"Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso", declarou o gestor gaúcho.
Nas redes sociais, Leite tem sido alvo de críticas e boatos, que ele decidiu encerrar com o anúncio. Em trecho exibido no Instagram do programa, Leite afirma que não precisa manter segredo sobre sua orientação sexual.
"Como ser humano que sou, também tive as minhas inseguranças, o meu questionamento, mas foi um processo, para mim, de aceitação, de entendimento [...] Nesse Brasil com pouca integridade nesse momento, a gente tem de debater o que se é. Para que se fique claro e não se tenha nada a esconder", completou.
Eduardo Leite foi eleito governador do Rio Grande do Sul durante o pleito de 2018. Ele venceu com 53,4% dos votos válidos e também o gestor gaúcho mais jovem desde a redemocratização, feito que ele também alcançou como prefeito da cidade Pelotas, em 2012, com apenas 27 anos.
O nome do tucano ainda aparece um dos pré-candidatos do PSDB à Presidência da República nas eleições de 2022. Ele deve disputar com o governador de São Paulo, João Doria Júnior, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto e o senador cearense Tasso Jereissati.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes