POLÍTICA
Governo federal recebeu 2 denúncias de assédio sexual por dia
Em 2023 foi quando houve mais registros, com 920 ao todo
Por Da Redação
Entre janeiro e agosto deste ano, a Controladoria-Geral da União (CGU) recebeu 554 denúncias do tipo envolvendo servidores de órgãos e repartições federais, sendo uma média de dois casos por dia. O número mostra que a situação que aconteceu com Silvio Almeida não foi um caso isolado na esfera federal.
As denúncias são registradas nas ouvidorias de cada órgão e compiladas por auditores da CGU em um sistema que monitora cada procedimento aberto. Os canais de contatos para as vítimas vão desde ministérios, autarquias ou universidades federais.
De acordo com os dados da CGU, o número de denúncias de assédio sexual na esfera federal tem crescido ano a ano. Em 2023 foi quando houve mais registros, com 920 ao todo. Em 2022 foram 531. Já em 2021, 178.
Leia mais:
>> Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em São Paulo
>> Secretário da SEAP abre o jogo sobre presídio federal na Bahia
>> Ana Paula Matos nega racha em partido : "O PDT está unido"
Quem caracteriza cada denúncia como assédio sexual são os próprios auditores da CGU, que centraliza os casos que chegam das ouvidorias. Quando necessário, são acrescentados novos elementos de prova para, então, encaminhar os casos para apuração pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal.
Em 2024, a maior parte das denúncias estão relacionadas a órgãos subordinados ao Ministério da Saúde e a universidades federais. Procurados, CGU e Palácio do Planalto não comentaram.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes