DIPLOMACIA
Governo Lula quer que cúpula de reestreia da Unasul aconteça no Brasil
Discussões para a retomada do bloco econômico foram iniciadas durante reuniões da Celac
Por Da Redação
A cúpula de reestreia da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) pode acontecer no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. De acordo com informações da coluna de Igor Gadelha, do site metrópoles, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha para que o evento aconteça em território brasileiro, como marco na retomada das relações internacionais com os países vizinhos.
Iniciadas durante a cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), na Argentina, as discussões envolvendo a recriação da Unasul passaram à etapa de tramitações. Segundo fontes da diplomacia do governo Lula, os países da América do Sul negociam os últimos detalhes para a retomada do bloco, que tem o objetivo de melhorar as relações bilaterais entre os países membros e construir um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político.
O chefe do Executivo brasileiro defende que a Unasul seja retomada em sua composição original. Criada em maio de 2008 e desintegrada em 2019 com a saída do Brasil durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), a associação diplomática era composta por Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes