Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Guedes acredita que Ciro Nogueira quer usar offshore para enfraquecê-lo, diz coluna

Por Da Redação

08/10/2021 - 10:03 h | Atualizada em 08/10/2021 , 10:13
Ministro vive momento de turbulência no cargo | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Ministro vive momento de turbulência no cargo | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil -

Convocado pela Câmara dos Deputados para explicar a sua conta offshore em um paraíso fiscal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, credita ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, uma tentativa de usar a conta no exterior revelada na última semana para enfraquecê-lo. As informações são da coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.

Na visão do ministro, tanto Ciro Nogueira (PP), quanto a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL) são lideranças do Centrão que miram a sua derrubada por discordar de diversos pontos da política econômica atual. Nesta sexta-feira, 8, a inflação do Brasil subiu para 10,25%, acima de dois dígitos pela primeira vez desde 2016.

Na última semana, teria crescido em Brasília, a irritação de lideranças do Centrão no Congresso com Paulo Guedes. O principal questionamento é com falas consideradas polêmicas do ministro, o que estaria dificultada a articulação da agenda do governo no legislativo.

Informações de Brasília apontam que o Centrão se uniu a oposição para fritar Guedes e já começa a pedir a sua saída ao presidente Jair Bolsonaro (sme partido). O chefe do Exeutivo, no entanto, ainda respalda o ministro da Economia.

Nas próximas semanas, Guedes deverá explicar a sua offshore nas Ilhas Virgens Britânicas em sessões no Câmara (convocação) e Senado (convite). A sua convocação na Câmara foi aprovada após votação no plenário, sem qualquer defesa feita por partidos do Centrão.

Na última quarta-feira, 6, a deputada federal Joice Hasselman (PSDB-SP) comentou que Guedes terá dificuldades em seu depoimento na Câmara. “Guedes vai virar papinha do centrão. Será engolido de colherzinha. A tigrada não vai nem precisar mostrar os dentes para mastigar”, postou ela no twitter.

A offshore

O ministro da Economia Paulo Guedes mantém uma offshore em um paraíso fiscal nas Ilhas Virgens Britânicas com o total de 9,55 milhões de dólares. A conta aberta em 2014 através da Dreadnoughts International, empresa do chefe da pasta econômica, está sujeita a variação cambial, o que representa um lucro em dezenas de milhões de reais ao economista. As informações são de reportagem da revista Piauí através do Pandora Papers, projeto do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o ICIJ, com sede em Washington, nos Estados Unidos.

A abertura de uma offshore ou de contas no exterior não é ilegal, desde que o saldo mantido lá fora seja declarado à Receita Federal e ao Banco Central. No entanto, no caso de servidores públicos, a situação é diferente, já que o artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, instituído em 2000, proíbe funcionários do alto escalão de manter aplicações financeiras, no Brasil ou no exterior, passíveis de ser afetadas por políticas governamentais.

A proibição não se refere a toda e qualquer política oficial, mas apenas àquelas sobre as quais “a autoridade pública tenha informações privilegiadas, em razão do cargo ou função”. Como ministro da Economia, Guedes tem grandes possibilidades de tomar decisões que afetam os seus investimentos no exterior.

A offshore de Guedes é influenciada pela taxa cambial, ou seja, pelo aumento do dólar. Em 2014, o dinheiro depositado pelo economista era o equivalente a R$ 23 milhões. No câmbio atual, com o dólar mais alto durante a sua gestão no Ministério da Economia, Guedes conta com a soma de R$ 51 milhões no paraíso fiscal.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministro vive momento de turbulência no cargo | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Play

Carro que explodiu nos Três Poderes é de Santa Catarina

Ministro vive momento de turbulência no cargo | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Play

Explosões nos Três Poderes deixam um morto e um carro incendiado

Ministro vive momento de turbulência no cargo | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Play

Bahia teve 100% de alunos do 3º ano inscritos no Enem, diz ministro

Ministro vive momento de turbulência no cargo | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Play

Quinho clama por necessidade de renegociar a dívida previdenciária dos municípios

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA