Haddad toma posse com críticas a Bolsonaro e promessas aos mais pobres | A TARDE
Atarde > Política

Haddad toma posse com críticas a Bolsonaro e promessas aos mais pobres

Ministro da Fazenda é visto com desconfiança pelo mercado financeiro

Publicado segunda-feira, 02 de janeiro de 2023 às 10:57 h | Atualizado em 02/01/2023, 11:17 | Autor: Da Redação
O novo ministro da Fazenda Fernando Haddad
O novo ministro da Fazenda Fernando Haddad -

Indicado pelo presidente Lula, Fernando Haddad (PT) assumiu o Ministério da Fazenda nesta segunda-feira, 2, durante cerimônia de transmissão de cargo. Em seu primeiro discurso, ele reafirmou a postura e responsabilidade com as contas públicas, combate à inflação e prioridade social.

"Além de trabalhar com toda ênfase na recuperação das contas públicas, é preciso combater a inflação. É preciso fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade. Mas, principalmente, com prioridade social. Com geração de empregos, oportunidade, renda, salários dignos, comida na mesa e preços mais justos", afirmou o ministro. 

No discurso, Haddad também firmou o compromisso de enviar ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre a proposta de um novo arcabouço fiscal, em substituição ao teto de gastos.

O novo ministro da Fazenda também criticou o governo Bolsonaro, que para ele, deu "golpes duros" na população e gerou rombo aos cofres públicos. A expressão 'arrumar a casa' tornou-se uma metáfora comum nos discursos dos que iniciam um novo governo, uma nova administração. Mas ouso dizer, sem o receio de cometer exageros, estamos mais próximos da necessidade de reconstruir uma casa do que simplesmente arrumá-la", afirmou.

"Estamos falando, portanto, de um rombo de cerca de R$ 300 bilhões, provocado pela insanidade", completou. 

Para os cargos mais importantes, Haddad escolheu o economista Guilherme Mello (Secretaria de Política Econômica), Rogério Ceron (Secretaria do Tesouro Nacional), Robinson Barreirinhas (Secretaria da Receita Federal), e Marcos Barbosa Pinto (Secretaria das Reformas Econômicas).

O braço direito de Haddad no ministério será Gabriel Galípolo. Ele assumirá a secretaria-executiva, coordenando toda a equipe e substituindo o ministro quando ele precisar se ausentar. Para procuradora-geral da Fazenda Nacional, Haddad escolheu Anelize Lenzi de Almeida.

Publicações relacionadas