POLÍTICA
Inauguração da BYD reúne Lula, ministros e políticos de peso em Camaçari
Presidente Lula fala em "orgulho" com chegada da fábrica

Por Cássio Moreira e William Falcão

A montadora chinesa BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, inaugurou, nesta quinta-feira, 9, sua unidade em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O ato contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de seus ministros.
Ao todo, oito ministros estiveram na inauguração. Foram eles: Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços), Luiz Marinho (Trabalho), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Silvio Costa Filho (Porto e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação), Margareth Menezes (Cultura) e Rui Costa (Casa Civil). Ex-governador da Bahia, Rui destacou o orgulho com a parceria entre Brasil e China, consolidada com a inauguração da fábrica.
Ver jovens baianos e profissionais chineses trabalhando lado a lado é motivo de orgulho. Representa o sonho de uma humanidade que compartilha oportunidades
Geração de empregos
O presidente Lula destacou o impacto na geração de empregos, diretamente e indiretamente, com a chegada da BYD. A expectativa é de que sejam criados até 20 mil postos de trabalho na esteira da instalação da fábrica da líder global de vendas de carros elétricos. O chefe do Palácio do Planalto enalteceu ainda o papel de quem ajudou a erguer a unidade.
"A vinda dessa empresa para cá me traz muito orgulho, porque eu sei o que é ser trabalhador e ficar desempregado, sei o que é um homem e uma mulher acordar de manhã e não ter o que fazer. Nada disso aqui existiria sem os trabalhadores que vão tocar essa fábrica", afirmou Lula, que ainda contou um pouco da sua trajetória, da infância pobre no interior de Pernambuco até sua terceira vitória para presidente da República, em 2022.
"Eu acredito na existência de um ser superior. Para chegar até aqui [...] Eu nasci em uma terra onde muitas crianças morriam antes de completar cinco anos por causa da fome, só fui comer pão a primeira vez com sete anos de idade. Não consegui fazer um curso universitário e estou no terceiro mandato como presidente da República", completou.
A estimativa, de acordo com representantes da BYD, é de que os investimentos no processo de instalação da fábrica, a maior em operação fora da China, estejam na casa dos R$ 5,5 bilhões. Para fortalecer a soberania e a indústria nacional, governo federal e BYD firmaram um acordo de 'nacionalização' da montagem dos veículos que serão produzidos no país.
Na primeira fase, serão montados cerca de 150 mil carros, número que será expandido para 300 mil anualmente até 2030, segundo a montadora e o governo da Bahia.
Líder dos trabalhadores e trabalhadoras, e está retomando a indústria do Brasil
Bahia protagonista
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reforçou que a Bahia volta a aparecer como protagonista no cenário automotivo nacional. O gestor também frisou que a chegada da BYD fortalece o Brasil como potencial produtor de energia limpa, processo iniciado nas últimas décadas.

“A implantação da BYD torna a Bahia protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis. A fábrica brasileira vai revolucionar na geração de empregos, vai trazer uma marca de descarbonização para a nossa economia, vai trazer a possibilidade de olhar o Brasil como potencial para a energia eólica, solar, para a produção de hidrogênio verde”, destacou Jerônimo ao discursar.
Prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) destacou a importância da instalação da fábrica no município, que comemora 267 anos. O chefe do Executivo municipal também abriu as portas para novos investimentos e como 'terra fértil' para trabalhos de pesquisas e "ideias ousadas", além de comemorar a geração de novos postos de emprego na cidade, que hoje possui um dos maiores PIBs do Nordeste.

“Mais do que celebrar o passado, hoje damos um passo decisivo rumo a um novo horizonte, com um modelo de crescimento que gera empregos, movimenta a economia e respeita o meio ambiente. “Esta fábrica representa mais do que um investimento: representa uma aliança com o nosso povo, com a nossa juventude, com a nossa história e com o nosso futuro. Sejam muito bem-vindos a Camaçari. Vamos continuar fazendo história”, afirmou.
Inauguração da BYD na Bahia
A instalação da fábrica da BYD em Camaçari representa um marco para a economia baiana. Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, a empresa promete gerar milhares de empregos diretos e indiretos.
Estamos muitos orgulhosos dessa conquista e queremos que nossa fábrica aqui em Camaçari reflita exatamente o que a BYD representa para todo o mundo
- Capacidade de produção: Inicialmente, a fábrica terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, com planos de dobrar esse número até 2026.
- Empregos: A previsão é que a fábrica de carros elétricos chegue a empregar mais de 20 mil pessoas até o final de 2026, superando a Ford.
- Expansão: A longo prazo, a BYD estuda a possibilidade de ampliar a produção para 600 mil veículos anuais.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes