Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Jaques Wagner revela que é a favor de aliança entre PT e MDB

Por Da Redação

18/10/2021 - 9:59 h | Atualizada em 18/10/2021 - 10:47
Senador avalia que união é natural e ainda ataca ACM Neto | Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Senador avalia que união é natural e ainda ataca ACM Neto | Foto: Roque de Sá/Agência Senado -

"Ninguém ganha na eleição criando adversários e inimigos, ganha trazendo aliados". A afirmação é do senador Jaques Wagner (PT), em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia publicada nesta segunda-feira, 18.

Segundo o político, MDB e PT na Bahia constroem diálogos desde a eleição de 2018, e neste sentido, é a favor de ter o partido, que votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, na legenda eleitoral de 2022. Questionado sobre este aspecto, Wagner afirma que utilizar a votação do impeachment como critério para formar a base das próximas eleições, deixaria o PT isolado para novos apoios.

"[...] O impeachment ganhou, significa que ampla maioria votou [a favor]. Óbvio que tenho críticas ao MDB pela postura que teve, como teve crítica ao PSDB, ao DEM, porque todos trabalharam. A crise da democracia que nós estamos vivendo começou lá, e hoje ninguém bate no peito para fazer mea-culpa", explanou na entrevista.

O posicionamento também foi compartilhado com o PT na Bahia. Durante encontro do diretório do partido, no último sábado, 15, Wagner disse que são as movimentações políticas e os indícios de aproximação com o MDB. Em sua opinião, é uma tendência nacional que se reflete também no estado. De outro lado, o político também reforçou que o processo contra Dilma foi "uma farsa", "um impeachment sem causa, sem crime, sem nada" e durante a entrevista aproveitou para criticar ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM.

A crítica ao democrata foi feita enquanto Wagner explicava o motivo pelo qual PT e MDB seguiram conversando ao longo dos anos. "Foi uma conversa para respeitar vários prefeitos, que queriam nos acompanhar, mas tinham compromisso com deputado federal do MDB. E eu, no meu estilo, e também o governador, não vou perseguir ninguém e ter prazer em esmagar as pessoas. Eu não trabalho assim”, explicou.

O questionamento também integra-se à troca de farpas recente entre os dois. Na última semana, os dois governantes se estranharam nas redes sociais. De um lado, ACM Neto afirmou que a segurança pública está sem controle na Bahia desde o período que Wagner esteve à frente do estado. O senador respondeu ao democrata, batendo na falta de infraestrutura que os policiais tinham ainda em 2006, antes de seu mandato como governador.

“Trabalho na construção de hegemonia, e não na destruição de adversários. Essa linha da destruição é a do outro lado”, declarou Jaques Wagner na entrevista, referindo-se ao grupo de apoio de ACM Neto. "Qual o partido que cresce ao lado dele? Nenhum”, completou.

Assumindo ainda o interesse de apoio entre PT e MDB, Jaques Wagner aponta os possíveis benefícios da aliança. “No nosso grupo, todo mundo cresce. Por isso o grupo se mantém. Então, não tivemos nenhuma postura de esmagar quem já estava bastante debilitado, que era o MDB, em 2018. Isso, portanto, criou relação que nós tivemos. Agora, a gente conversa, mas não tem nada decidido. Eles estão na base do atual prefeito, ou seja, do grupo de lá", concluiu.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Senador avalia que união é natural e ainda ataca ACM Neto | Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Play

Bolsonaro convida Alexandre de Moraes para vice em 2026; veja vídeo

Senador avalia que união é natural e ainda ataca ACM Neto | Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Play

Prefeita do vídeo sensual tem patrimônio milionário e fez aliança com PT e PL

Senador avalia que união é natural e ainda ataca ACM Neto | Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Play

Prefeita gata posta vídeo sensual e gera polêmica; saiba quem é

Senador avalia que união é natural e ainda ataca ACM Neto | Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Play

Câmara de Salvador aprova reajuste dos servidores a portas fechadas

x