POLÍTICA
Jerônimo Rodrigues diz que prioridade do governo será combate à fome
Novo governador da Bahia ressaltou importância de caminhar junto ao governo Lula para o avanço do estado
Por Dante Nascimento e Lucas Franco
No primeiro discurso como governador da Bahia, após ser empossado em cerimônia na Assembleia Legislativa, na manhã deste domingo, 1, Jerônimo Rodrigues (PT) ressaltou que a prioridade da sua gestão será o combate à fome e agradeceu ao povo baiano, que o elegeu, pela "oportunidade de estar compartilhando a esperança que renasce do reencontro do Brasil com a democracia.”
"A palavra inicial é de muito obrigado, compartilhado com todos os baianos e baianas. Governarei para 15 milhões", pontuou.
Ao afirmar que terá a inclusão social como carro-chefe do seu governo, Jerônimo ressaltou que é um trabalho de continuidade e que se trata de um privilégio suceder os ex-governadores petistas, Jaques Wagner, alçado ao posto de Líder do Senado do governo Lula, e Rui Costa, novo ministro da Casa Civil.
"É um privilégio sucedê-los no governo da Bahia. Ainda mais nesse momento, em que o Presidente Lula é reconduzido democraticamente ao Planalto Central para liderar o processo de reconstrução do país", disse.
"O compromisso central do meu governo é a promoção da inclusão social. Ainda convivemos com a fome e com a pobreza em nosso país. Ambas foram muito agravadas pelos rumos que o Brasil tomou desde o golpe contra a presidente Dilma. Nós temos a obrigação moral e cívica de reverter esse processo e combater essas mazelas que tanto maltratam a nossa população".
O governador acredita que a forma de promover a inclusão social é por meio da geração de emprego.
"Vamos dinamizar a nossa política de atração de investimentos. Quero estar próximo ao mundo empresarial, valorizar e induzir a industrialização no Estado e o fortalecer as cadeias produtivas".
Governo Lula
Jerônimo também comentou a chegada de Lula ao poder e disse que a população brasileira deu um recado nas urnas.
"Emitiu um claro posicionamento em favor da democracia e da recomposição da moldura constitucional. A inversão de valores, o desrespeito e a intolerância levada às últimas consequências nos últimos quatro anos, não cabem mais na nossa sociedade", ponderou.
O petista reafirmou que vai trabalhar junto ao governo federal para aprimorar a segurança pública.
"Festejamos a decisão do Presidente Lula de reestruturar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Com a liderança do governo federal será possível dar passos decisivos no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado", afirmou.
Na cerimônia, também foi empossado o vice-governador, Geraldo Júnior. Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Alba, Adolfo Menezes, com presença dos novos secretários e políticos de diversos partidos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes