ARTICULAÇÃO
Jerônimo vai a Brasília em pauta crucial para o governo baiano
Governador da Bahia participa de debate sobre a reforma tributária (PEC 45/2019)
Por Da Redação
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tem agenda em Brasília nesta terça-feira, 29. Na capital federal, o gestor terá debate sobre a reforma tributária (PEC 45/2019), previsto para acontecer no Plenário do Senado Federal.
O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), considera “prioridade” ouvir os executivos estaduais sobre a simplificação tributária proposta pela reforma.
"Estamos discutindo uma opção política por uma tributação unificada e pela agregação da Federação em torno de uma arrecadação equilibrada e menos complexa. Para isso, há sacrifícios. Isso acaba impondo o reconhecimento de todos os entes de que o recurso é para o Estado brasileiro, e deve ser repartido dentro da realidade de cada um. A reforma deve estar norteada num ânimo de ceder, não de conquistar", disse Pacheco, após participar de um evento empresarial nesta segunda-feira, 28, em São Paulo.
Sobre a PEC
A PEC 45/2019 propõe a extinção de cinco impostos, entre eles o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), e a criação de um tributo único, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A repartição do IBS entre estados e municípios seria feita a partir de um órgão criado especificamente para isso.
Neste cenário, governadores e prefeitos temem perder parte da autonomia sobre a própria receita. Os gestores ainda analisam a possibilidade de perdas de arrecadação para os estados e cidades.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes