Justiça do Rio concede foro privilegiado a Flávio Bolsonaro | A TARDE
Atarde > Política

Justiça do Rio concede foro privilegiado a Flávio Bolsonaro

Publicado quinta-feira, 25 de junho de 2020 às 15:27 h | Atualizado em 25/06/2020, 15:32 | Autor: Da redação
O senador Flávio Bolsonaro é investigado desde janeiro de 2018
O senador Flávio Bolsonaro é investigado desde janeiro de 2018 -

A Justiça do Rio de Janeiro acatou na tarde desta quinta-feira, 25, o pedido de habeas corpus da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos - RJ). Com a decisão, o processo sobre as “rachadinhas” sai da primeira instância e será avaliado pelo Órgão Especial, na 2ª instância. Por 2 votos a 1, os desembargadores da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça fluminense concordaram com o argumento de que Flávio teria direito a foro especial.

Com a decisçao, o processo sairá das mãos do juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, e irá para o Orgão Especial do TJ, colegiado formados por 25 desembargadores. Os desembargadores Paulo Rangel e Monica Tolledo votaram por aceitar o pedido de Flávio. A desembargadora Suimei Cavalieri se posicionou pela manutenção do processo na primeira instância.

A defesa do filho do presidente Bolsonaro, representado pelos advogados Rodrigo Roca e Luciana Pires, argumentou que, por ser deputado estadual na época dos crimes supostamente praticados, teria direito a ser julgado pelo Órgão Especial do TJ, onde os parlamentares fluminenses têm foro.

Foi Itabaiana quem autorizou a quebra do sigilo fiscal e bancário do senador e a prisão de Fabrício Queiroz, detido na última quinta-feira, 18. A 3ª Câmara Criminal decidiu, ainda, que as medidas autorizadas pela 27ª Vara continuam a valer com a transferência do processo para o Órgão Especial.

Luciana Pires informou que vai pedir a anulação das decisões de Itabaiana. “A defesa agora buscará a nulidade de todas as decisões e provas relativas ao caso desde as primeiras investigações. A defesa sempre esteve muito confiante neste resultado por ter convicção de que o processo nunca deveria ter se iniciado em primeira instância e muito menos chegado até onde foi”, disse.

Flávio é investigado desde janeiro de 2018 sob a suspeita de recolher parte do salário de seus empregados na Assembleia Legislativa do Rio de 2007 a 2018 — prática chamada de "rachadinha". Os crimes em apuração são peculato, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e organização criminosa

Publicações relacionadas