POLÍTICA
Lista de candidatos a prefeito da "base" só aumenta
Por Biaggio Talento e Luan Santos
Enquanto o PT ainda reluta em definir quem será seu candidato a prefeito de Salvador, o número de candidatos dos partidos da base de apoio do governador Rui Costa vai aumentando. Na cerimônia de inauguração de imóveis do Minha Casa Minha Vida nesta terça-feira, 26, o vice-governador João Leão (PP) apresentou o ex-presidente da Sucom (na gestão de João Henrique), Cláudio Silva como mais um dos postulantes do Palácio Tomé de Souza. O próprio João Henrique é candidato a prefeito pelo PR apesar de ter quatro contas rejeitadas no Tribunal de Contas dos Municípios. Silva teve melhor sorte, conseguiu reverter vários resultados negativos no TCM, restou apenas a conta de 2009 que foi rejeitada.
Desse rol faz parte também o deputado Pastor Isidório, do PDT e a deputada Alice Portugal do PCdoB que se apresentaram candidatos desde o início do ano. Os nomes do vereador Edvaldo Britto (PSD) e da senadora Lídice da Mata (PSB) também são citados como pretendentes à prefeitura da capital baiana. Se a ideia do governador Rui Costa era pulverizar as candidaturas na campanha da capital para tentar levar a eleição ao segundo turno, parece que o plano está em curso. O próprio PT já tem cinco nomes até o momento que se dispõem a disputar a eleição de prefeito. O primeiro deles foi o vereador Gilmar Santiago, disposto a empunhar a bandeira petista apesar de todos os problemas que o partido enfrenta. O deputado federal Valmir Assunção e o ministro da Cultura Juca Ferreira são outros dois postulantes que há algum tempo vem tentando emplacar os nomes. Agora, o ex-deputado Yulo Oiticica e o deputado Afonso Florence, líder do PT na Câmara Federal foram incluídos na lista petista pelo presidente estadual da legenda Everaldo Anunciação.
Ele se reuniu na manhã dessa quarta na Assembleia Legislativa com integrantes das comissões políticas estadual e municipal do PT discutir os rumos das eleições deste ano em Salvador. Os dirigentes petistas decidiram dedicar o mês de maio para uma "agenda" com os pré-candidatos do partido que serão ouvidos para defenderem suas candidaturas. O partido pretende também ouvir "atores" da sociedade ligados ao PT como profissionais liberais, dirigentes sindicais. No final de maio início de junho será realizado um congresso para tomar uma decisão do nome do candidato do partido à prefeitura de Salvador. Everaldo disse também que serão anunciados o número de cidades em que o PT lançará candidatos e os nomes dos escolhidos para disputar o pleito.
O vereador Gilmar Santiago diz entender que o partido tenha se ocupado nas últimas semanas na campanha contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas acha que o PT precisa definir logo seu candidato para começar a pré-campanha imediatamente. "Isso tem deixado o prefeito ACM Neto (DEM) nadando de braçada, sem adversário. E ele tem aproveitado transformando toda atividade administrativo numa peça de campanha".
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



