Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FAIXA DE GAZA

Lula cita genocídio compara ataques de Israel com ações de Hitler

Declaração aconteceu neste domingo, 18, durante entrevista a jornalistas em hotel em Adis Abeba

Da Redação

Por Da Redação

18/02/2024 - 10:20 h
Lula cumpre neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem na África
Lula cumpre neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem na África -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo, 18, que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza cometem genocídio e fez referência às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou o presidente.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A declaração aconteceu durante entrevistas em Adis Abeba, a capital da Etiópia, onde o presidente participou nos últimos dias da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente.

Lula cumpre neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem na África. Na Etiópia, o presidente discursou na sessão de abertura da cúpula da União Africana, teve eventos oficiais com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e uma série de reuniões bilaterais com líderes do continente.

Na entrevista, Lula reiterou que o Brasil condena o grupo terrorista Hamas, mas é "solidário" ao povo palestino. "O Brasil condena o Hamas, mas o Brasil não pode deixar de condenar o que Israel está fazendo na Faixa de Gaza", concluiu.

Na quinta, 15, ao lado do ditador Abdel Fattah al-Sisi, o presidente brasileiro já havia criticado Israel pela resposta desproporcional após ser atacado pelo grupo terrorista Hamas.

"O Conselho de Segurança não pode fazer nada na guerra entre Israel e [o Hamas na] Faixa de Gaza. A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas me parece que Israel tem a primazia de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas", afirmou o presidente.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

genocídio hitler Israel Lula

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula cumpre neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem na África
Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

Lula cumpre neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem na África
Play

Vereador é barrado ao tentar invadir nova Rodoviária de Salvador; veja

Lula cumpre neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem na África
Play

Fim da escala 6x1? Senado decide destino da jornada trabalhista

Lula cumpre neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem na África
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

x