PLEITO DE 2024
Lula defende retirar sanções da Venezuela em caso de eleições livres
Países defendem acompanhamento internacional das eleições presidenciais da Venezuela
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou de uma reunião com Emanuel Macron, Gustavo Petro e Alberto Fernandez, na última segunda-feira, 17, durante a 3ª cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE).
Nesta terça, 18, após uma reunião de Lula com representantes do governo e da oposição da Venezuela, os líderes pediram por eleições livres no país em 2024 e sugeriram o levantamento de sanções em troca.
“Eles fizeram um apelo em prol de uma negociação política que leve à organização de eleições justas para todos, transparentes e inclusivas, que permitam a participação de todos que desejem, de acordo com a lei e os tratados internacionais em vigor, com acompanhamento internacional”, disse o comunicado conjunto.
E completa: “Esse processo deve ser acompanhado de uma suspensão das sanções, de todos os tipos, com vistas à sua suspensão completa”.
Os líderes se reuniram com Gerardo Blyde, um dos principais negociadores da oposição venezuelana, e com Delcy Rodríguez, vice-presidente e a mais alta represente do governo venezuelano na cúpula.
O objetivo, segundo o governo brasileiro, era promover o diálogo visando às eleições presidenciais do ano que vem. O encontro foi promovido pela França e teve duração de uma hora e meia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes