Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Lula devolve nacionalidade brasileira a ex-mulher de Bolsonaro

Governo atendeu a uma decisão judicial

Redação

Por Redação

09/02/2025 - 16:30 h
Ana Cristina Valle reside na Noruega
Ana Cristina Valle reside na Noruega -

O Ministério da Justiça, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), restaurou a nacionalidade brasileira da advogada Ana Cristina Valle, ex-esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi formalizada por meio de uma portaria assinada em 23 de janeiro de 2025, em cumprimento a uma determinação da Justiça Federal de Brasília.

A medida atende a uma liminar concedida em dezembro pelo juiz federal Leonardo Pauperio, professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia), que anulou a perda da nacionalidade de Ana Cristina, ocorrida em 2023 após sua naturalização como cidadã norueguesa.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na decisão, Pauperio destacou a emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional em 2023, que alterou as regras sobre a perda de cidadania. Com a nova legislação, um brasileiro naturalizado em outro país só perde a nacionalidade em duas situações: por sentença judicial devido a fraude no processo de naturalização ou por atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático de Direito.

Ana Cristina Valle, que reside na Noruega, é mãe de Jair Renan, o filho 04 de Bolsonaro. Nas eleições de 2022, ela disputou uma vaga como deputada distrital, mas não conseguiu se eleger.

Já Pauperio, magistrado que decidiu em favor da ex-mulher de Bolsonaro, é baiano e, em 2022, ficou famoso por se recusar a se vacinar contra a Covid-19. Seguidor do filósofo Olavo de Carvalho, o magistrado entrou na Justiça para poder retomar as aulas na UFBA, mesmo sem estar vacinado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ana Cristina Valle Bolsonaro Leonardo Pauperio Lula

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ana Cristina Valle reside na Noruega
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Ana Cristina Valle reside na Noruega
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Ana Cristina Valle reside na Noruega
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Ana Cristina Valle reside na Noruega
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x