Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Lula faz comparação polêmica entre Gaza e Brasil pós-Bolsonaro

Presidente acusa Bolsonaro de “destruição proposital”

Redação

Por Redação

19/06/2025 - 10:21 h
Lula
Lula -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou, na manhã desta quinta-feira, 19, a situação da Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e Hamas, às condições do Brasil que recebeu logo após o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Leia Também:

“Quando chegamos aqui pegamos um país semidestruído. De vez em quando olho para a destruição na Faixa de Gaza e eu fico imaginando o Brasil que encontramos, aqui a gente não tinha mais Ministério do Trabalho, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, da Cultura”, declarou Lula em entrevista ao rapper Mano Brown.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Tinha sido uma destruição proposital, ou seja, o presidente [Bolsonaro] não gostava de nenhum ministério que poderia ser uma alavanca de organização da sociedade. Para que cultura se cultura politiza a sociedade?”, afirmou.

Estado palestino

Em outras ocasiões, Lula tem declarado que a Faixa de Gaza vive um genocídio e defende a criação de um Estado palestino.

No início do mês, em discurso ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente declarou que é por conta do “genocídio” que ele faz exigências recorrentes para haver mudanças no conselho de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), pois a organização “não pode ser a mesma de 1945”.

Nesta semana, na Cúpula do G7 no Canadá, Lula também citou os conflitos na Ucrânia e em Gaza. E, ao se referir ao enclave palestino, o líder brasileiro disse que nada justifica "a matança indiscriminada de milhares de mulheres e crianças e o uso da fome como arma de guerra".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bolsonaro faixa de gaza governo Lula Lula

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula
Play

Brasil e delegações deixam salão em protesto a Netanyahu na ONU

Lula
Play

Barroso cai no samba e canta sucessos em festa de despedida do STF

Lula
Play

Chapada Diamantina recebe a 21ª Rural Tur com celebração de cultura e riquezas naturais

Lula
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

x