POLÍTICA
Lula gera preocupação no governo por falas antes de encontro com Trump
Declarações sobre moedas locais e tráfico de drogas geram alerta no governo antes de encontro com o presente dos EUA

Por Redação

Declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre política internacional geraram apreensão entre integrantes do governo.
Conforme apuração da Folha de S.Paulo, ao defender o uso de moedas locais no comércio entre países, em vez do dólar, e ao afirmar que traficantes seriam “vítimas” dos usuários de drogas, comentário feito ao criticar ataques dos Estados Unidos a embarcações da Venezuela , Lula abordou temas considerados sensíveis às vésperas de seu encontro com o presidente americano, Donald Trump.
Leia Também:
Segundo ministros e diplomatas, o petista não precisa recuar de suas posições, mas as falas ocorrem em um momento delicado e tocam em pontos que podem causar desconforto em Washington. Para auxiliares, esses temas não deveriam estar entre as prioridades da relação bilateral, diante da extensa pauta econômica e ambiental que o Brasil busca avançar com os EUA.
Na avaliação de interlocutores do governo, Lula deveria concentrar o foco do encontro nos temas de interesse direto do Brasil e evitar declarações sobre questões externas, a menos que fosse provocado por Donald Trump.
O presidente brasileiro deve se reunir com o norte-americano neste domingo, 26, em meio a um cenário de tensão crescente na América Latina, marcado pelas recentes investidas de Trump contra os governos da Venezuela e da Colômbia.
O governo dos Estados Unidos realizou dez ataques a embarcações no Caribe, que resultaram na morte de 43 pessoas, sob a alegação — não comprovada, de que os alvos eram envolvidos com o tráfico de drogas.
Na sexta, 24, o governo Trump impôs sanções ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusando-o, sem apresentar provas,de envolvimento com o narcotráfico.
Já na terça, 21, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), participou de um jantar em São Paulo promovido pelo grupo Prerrogativas. O encontro reuniu o coordenador Marco Aurélio de Carvalho, o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (SP), Anderson Pomini, e os anfitriões, o advogado Giuseppe Giamundo e a empresária Fernanda Giamundo.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



