POLÍTICA
Lula revela estratégia para enfrentar Donald Trump
Presidente volta a falar sobre impasse envolvendo os Estados Unidos
Por Cássio Moreira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre o impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos, fruto do chamado tarifaço nos produtos brasileiros exportados para o país. Ao comentar sobre o tema, neste domingo, 3, o petista pregou cautela no seu discurso.
Lula afirmou que a estratégia passa por não falar publicamente tudo que ele desejaria expressar sobre as tarifas impostas por Trump. O presidente brasileiro frisou que há um entendimento de "limite" na escalada do embate entre as duas nações.
"O governo tem que fazer aquilo que ele tem que fazer. Por exemplo, nessa briga que a gente está fazendo agora, com a taxação dos Estados Unidos, eu tenho um limite de briga com o governo americano. Eu não posso falar tudo que eu acho que eu devo falar, eu tenho que falar o que é possível falar, porque eu acho que nós temos que falar aquilo que é necessário", disparou o presidente.
Lula quer evitar brigas
O presidente ainda afirmou que o Brasil não quer brigar com qualquer outro país, ainda que não tenha, segundo ele, medo do embate.
"Nós não queremos confusão. Então, quem quiser confusão conosco, pode saber que nós não queremos brigar. Agora não pensem que nós temos medo. Não pensem", afirmou.
Entenda o tarifaço
Os Estados Unidos anunciou, no início de julho, a imposição de uma sobretaxa de 50% nos produtos brasileiros exportados para o país, alegando questões políticas e uma suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O 'tarifaço', que deveria ter iniciado no primeiro dia de agosto, passa a valer na quarta, 6, mas com cerca ds 694 itens retirados da lista.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes