ELEIÇÕES 2024
Mais de 100 cidades terão redução no número de vereadores nas eleições
Medida leva em conta a atualização dos dados populacionais, de acordo com Censo 2022
Por Da Redação
O número de vereadores nas Câmaras Municipais de algumas cidades brasileiras deverão ser reduzidos em virtude dos dados divulgados pelo Censo 2022. A medida começa a valer nas eleições de 2024.
Conforme levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cidades como Recife (PE) e Porto Alegre (RS) vão precisar diminuir o número de edis nas Casas Legislativas.
E m contrapartida, outras 198 cidades deverão aumentar o número de vereadores nas Câmaras Municipais. Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC) estão entre as localidades que vão expandir a quantidade de parlamentares.
A redução é uma medida obrigatória, diferentemente dos casos de ampliação. A previsão é de que haja um corte de 278 vereadores no pleito de 2023.
As alterações são determinadas pela Constituição, que estabelece um número máximo para composição das casas legislativas com base na população. A Justiça Eleitoral contudo, não define o número de representantes de cada cidade, como aponta o TSE.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes