APÓS ELEITO
Milei anuncia privatização de petroleiras e mídias estatais
O presidente eleito deve iniciar nesta hoje, 20, a transição de governo
Por Da Redação
Um dia após a sua vitória como presidente da Argentina, o ultraliberal Javier Milei (La Libertad Avanza) anunciou a privatização das petroleiras públicas Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) e Energía Argentina Sociedad Anónima (Enarsa) e as mídias TV Pública, a Rádio Nacional e a Télam.
“Tudo o que puder estar nas mãos do setor privado, estará nas mãos do setor privado”, disse Milei.
Referente às petroleiras, o presidente eleito afirmou que é preciso ‘reconstruí-las’. “Desde que [Axel] Kicillof [ex-ministro da Economia argentina] decidiu nacionalizá-la, a deterioração feita à empresa em termos de resultados para que ela valha menos do que quando foi expropriada […]. Ainda segundo ele, a venda de cada uma será feita “de uma forma muito benéfica para os argentinos”
As mídias públicas, segundo Milei se tornaram “um mecanismo de propaganda” e que parte da campanha do medo contra ele foi feita nos meios públicos. “Eu não vou aderir a essas práticas de ter um ministério de propaganda”, declarou.
Milei deve iniciar nesta segunda-feira, 20, a transição de governo. De acordo com o La Nación, o presidente Alberto Fernández já agendou uma reunião com o futuro presidente para hoje.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes