Na Bahia, Lula se reúne com movimentos sociais e lideranças políticas | A TARDE
Atarde > Política

Na Bahia, Lula se reúne com movimentos sociais e lideranças políticas

Publicado quarta-feira, 25 de agosto de 2021 às 16:08 h | Atualizado em 25/08/2021, 19:42 | Autor: Da Redação
Ex-presidente Lula se encontrou na Assembleia com representantes de movimentos sociais | Foto: Uendel Galter/ AG A TARDE
Ex-presidente Lula se encontrou na Assembleia com representantes de movimentos sociais | Foto: Uendel Galter/ AG A TARDE -

No último dos seis estados do Nordeste em que passou a sua caravana, o ex-presidente Lula desembarcou na Bahia nesta quarta-feira, 25, e já deu início à sua agenda no estado. O petista foi recebido pelo governador Rui Costa (PT) e pelo senador Jaques Wagner (PT), ministro em seu governo.

Logo ao desembarcar no aeroporto, Lula prosseguiu para uma reunião com lideranças de movimentos sociais para debater o combate à fome a reconstrução do país. Mais cedo, em Natal, o ex-presidente prometeu que quer levar a discussão para todos os cantos do país e "conversar com todos os partidos que for possível".

“Pretendo até o fim do ano visitar todos os estados brasileiros e conversar com todos os partidos que for possível porque não estou conversando sobre eleições, mas sobre o país, sobre como a gente vai recuperar este país”, disse Lula

A partir das 16h, Lula tem encontro marcado com lideranças políticas na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e, à noite, janta com o governador Rui Costa (PT), o vice João Leão (PP) e o senador Otto Alencar (PSD), no Palácio de Ondina.

Na chegada, Lula posou para uma foto com Rui e Wagner. O registro foi compartilhado pelo governador, que desejou "muito axé" para o ex-presidente e disse que os conterrâneos os receberiam de "braços abertos".


Além da Bahia e do Rio Grande do Norte, a caravana do PT e de Lula passou por Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará.

Imagem ilustrativa da imagem Na Bahia, Lula se reúne com movimentos sociais e lideranças políticas
Jaques Wagner, Otto Alencar, Lula e Rui Costa, em visita do ex-presidente à Bahia

“Enquanto Bolsonaro pisa o seu cercadinho para falar besteira, ataca as instituições e a democracia, o presidente Lula viaja o Nordeste para levar esperança, para falar de programas e projetos sociais, do combate à fome, da geração de emprego e da necessidade de as forças democráticas e progressistas estarem unidas”, avaliou a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que acompanha Lula na caravana.

O vice-governador João Leão também compartilhou um registro lado a lado com Lula, por quem manifestou a sua "grande amizade" e "admiração".


PROVOCAÇÃO - Suspenso por 30 dias pelo Conselho de Ética após acusar sem provas colegas parlamentares de receberem "mesada" da Prefeitura de Salvador, o deputado estadual Capitão Alden (PSL) apareceu nos arredores da Alba em provocação aos militantes petistas. 

Com uma camisa escrita "Lula Deus me Livre", o policial militar foi rechaçado pelos apoiadores de Lula e enxotado aos gritos de "Fora Bolsonaro".

O deputado estadual Zó (PCdoB) apareceu para tentar apaziguar a situação, mas ambos terminaram discutindo também. O comunista disse que Alden teria ligado para ele "pedindo arrego", provavelmente em referência ao lobby feito pelo parlamentar para receber a pena mais branda pelos impropérios ditos em rede social.

PRESENTE - Das mãos do presidente da Casa, o deputado Adolfo Menezes (PSD), o ex-presidente Lula recebeu uma camisa do Bahia com o nome atrás "Lula 22". 

Bem-humorado, Adolfo brincou e disse que o traje era para ir malhar com Janja, a sua namorada.

Esta semana, o físico do petista chamou atenção nas redes sociais, após Janja compartilhar uma foto com o ex-presidente de sunga, em um momento de descontração.

Imagem ilustrativa da imagem Na Bahia, Lula se reúne com movimentos sociais e lideranças políticas
Lula (esq.) ganha camisa do Bahia de presente das mãos do presidente da Alba, Adolfo Menezes (dir.)

AGLOMERAÇÃO - Apesar dos avisos, a chegada de Lula causou aglomeração e jornalistas presentes se queixaram da falta da espaço, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, e  da desorganização. 

Com a euforia dos apoiadores, uma baiana de acarajé que estava na Alba e tentava se aproximar do ex-presidente acabou caindo e foi levantada pelos seguranças.

Publicações relacionadas