No Japão para o G7, Lula se reúne com primeiro-ministro da Austrália | A TARDE
Atarde > Política

No Japão para o G7, Lula se reúne com primeiro-ministro da Austrália

Presidente revelou que o assunto da reunião foi a ampliação das relações entre Brasil e Austrália

Publicado sexta-feira, 19 de maio de 2023 às 07:46 h | Atualizado em 19/05/2023, 10:14 | Autor: Da Redação
O primeiro encontro do presidente no Japão foi com o primeiro-ministro da Austrália
O primeiro encontro do presidente no Japão foi com o primeiro-ministro da Austrália -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou o primeiro encontro bilateral no Japão, nesta sexta-feira, 19, com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. O chefe do executivo está em Hiroshima para a Cúpula do G7.

Lula se pronunciou nas redes sociais após o encontro com Albanese e revelou que o assunto da reunião foi a ampliação das relações entre Brasil e Austrália, com destaque para a pauta ambiental e direitos trabalhistas.

O presidente disse ainda, que os dois falaram sobre futebol feminino e que recebeu convite do primeiro ministro australiano para visitar o país. O encontro durou cerca de meia hora, às 16h45, no horário local (4h45 em Brasília). 

O mandatário brasileiro reforçou que o governo prioriza a proteção do meio ambiente e a biodiversidade, e mencionou os investimentos australianos na produção de hidrogênio verde no estado do Cearáque que, segundo ele, complementam a matriz energética brasileira, que “já é bastante limpa”.

Lula também lembrou ao premiê australiano que, como ambos são políticos de origem trabalhista, é importante pensar em maneiras de promover novas relações entre capital e trabalho, inclusive para evitar a precarização gerada pelas novas tecnologias e fortalecer os sindicatos, “a exemplo do que aconteceu na reforma trabalhista da Espanha”.

É o primeiro encontro do presidente da República no Japão e o único desta sexta. Ele está no país como convidado na cúpula do G7, onde deverá encontrar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, pela primeira vez desde o começo da guerra. É, também, o primeiro encontro mundial em solo asiático que terá a presença do presidente ucraniano.

A Guerra da Ucrânia será o principal assunto da cúpula do G7, que começa neste domingo, 21. O Brasil mantém uma postura de neutralidade no conflito.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS