ENCONTRO BILATERAL
No Japão para o G7, Lula se reúne com primeiro-ministro da Austrália
Presidente revelou que o assunto da reunião foi a ampliação das relações entre Brasil e Austrália
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou o primeiro encontro bilateral no Japão, nesta sexta-feira, 19, com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. O chefe do executivo está em Hiroshima para a Cúpula do G7.
Lula se pronunciou nas redes sociais após o encontro com Albanese e revelou que o assunto da reunião foi a ampliação das relações entre Brasil e Austrália, com destaque para a pauta ambiental e direitos trabalhistas.
O presidente disse ainda, que os dois falaram sobre futebol feminino e que recebeu convite do primeiro ministro australiano para visitar o país. O encontro durou cerca de meia hora, às 16h45, no horário local (4h45 em Brasília).
Em Hiroshima, na primeira reunião bilateral de uma série de encontros que teremos no Japão. Conversei pela 1º vez com o primeiro-ministro da Austrália, @AlboMP. Desde 2018 não havia encontro entre nossos países. Falamos sobre a ampliação das relações Brasil - Austrália, a Copa do… pic.twitter.com/3Jq0pOS86f
— Lula (@LulaOficial) May 19, 2023
O mandatário brasileiro reforçou que o governo prioriza a proteção do meio ambiente e a biodiversidade, e mencionou os investimentos australianos na produção de hidrogênio verde no estado do Cearáque que, segundo ele, complementam a matriz energética brasileira, que “já é bastante limpa”.
Lula também lembrou ao premiê australiano que, como ambos são políticos de origem trabalhista, é importante pensar em maneiras de promover novas relações entre capital e trabalho, inclusive para evitar a precarização gerada pelas novas tecnologias e fortalecer os sindicatos, “a exemplo do que aconteceu na reforma trabalhista da Espanha”.
É o primeiro encontro do presidente da República no Japão e o único desta sexta. Ele está no país como convidado na cúpula do G7, onde deverá encontrar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, pela primeira vez desde o começo da guerra. É, também, o primeiro encontro mundial em solo asiático que terá a presença do presidente ucraniano.
A Guerra da Ucrânia será o principal assunto da cúpula do G7, que começa neste domingo, 21. O Brasil mantém uma postura de neutralidade no conflito.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro