Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Número de militares em estatais cresce 2.275%, indica o Ipea

Cargos ocupados por servidores das Forças Armadas passaram de 8, em 2013, para 190, em 2021

Por Da Redaçao

05/08/2022 - 8:23 h
Maior aumento ocorreu na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Maior aumento ocorreu na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) -

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o número de militares das Forças Armadas que ocupam cargos em estatais e empresas públicas federais cresceu 2.275% desde 2013.

De acordo com os dados publicados na nota técnica “Presença de Militares em Cargos e Funções Comissionados do Executivo Federal”, da pesquisadora Flávia de Holanda Schmidt, em 2013, apenas oito militares ocupavam funções em organismos públicos. Em junho de 2021, o total chegava a 190.

Em números absolutos e percentuais, a maior alta ocorreu em 2016, entre os governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). A quantidade de militares em estatais ou empresas públicas federais passou de 25 para 136, um aumento de 444%. No governo Jair Bolsonaro (PL), o número cresceu de 138 (em 2018) para 190 (em 2021), alta de 38%.

Para realizar a pesquisa, cargos e funções comissionadas das empresas dependentes do Tesouro Nacional ou do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) foram identificados no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape). A quantidade de militares em estatais pode ser ainda maior, uma vez que empresas não dependentes desses órgãos não foram inclusas no estudo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Maior aumento ocorreu na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Play

Vídeo: deputado e prefeito viram whisky em festa de São João

Maior aumento ocorreu na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Play

Tarcísio usa bandeira de Israel e canta louvor na Marcha para Jesus

Maior aumento ocorreu na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Play

Bolsonaro convida Alexandre de Moraes para vice em 2026; veja vídeo

Maior aumento ocorreu na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Play

Prefeita do vídeo sensual tem patrimônio milionário e fez aliança com PT e PL

x