DE VOLTA AO CONGRESSO
Nunes Marques salva deputados bolsonaristas cassados pelo TSE
No mesmo dia, o ministro também suspendeu a cassação de deputado bolsonarista
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Kássio Nunes Marques, suspendeu uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e devolveu o mandato ao deputado federal Valdevan Noventa, que integra o quadro de Sergipe do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar havia sido cassado em março deste ano por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.
Essa é a segunda vez que Nunes Marques suspende uma decisão do TSE, já que também na quinta-feira, 2, ele suspendeu a cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR), em ato que foi comemorado por Bolsonaro, que o indicou para integrar o STF.
Para suspender a cassação de Valdevan, Nunes Marques afirmou que houve cerceamento de defesa porque o acórdão do julgamento do TSE ainda não foi publicado, o que impediu a defesa de Valdevan de apresentar recurso eleitoral. A corte eleiroal apenas confirmou a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Sergipe, que condenou o parlamentar.
"Volto para a Câmara dos Deputados pronto para cumprir minha missão", disse Valdevan em nota. "Me sinto ainda mais forte para seguir com os projetos que estão em andamento, continuar destinando emendas para nossas cidades e honrar os 45.472 votos que me elegeram".
Já Francischini, um aliado do presidente Bolsonaro, foi cassado em outubro passado devido à publicação de vídeo, no dia das eleições de 2018, no qual afirmou que as urnas eletrônicas haviam sido fraudadas para impedir a votação no então candidato a presidente da República.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes