POLÍTICA
"Polícia não pode sair atirando", defende Lewandowski
Ministro reafirmou que o governo do presidente Lula não deve voltar atrás com o decreto que regulamenta a lei 13.060
Por Redação
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, reafirmou que o governo do presidente Lula não deve voltar atrás com o decreto que regulamenta a lei 13.060, que disciplina o uso da força pelos agentes de segurança pública publicado nesta semana, conforme informou a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
"É a luta da civilização contra a barbárie. O governo deve defender valores e princípios, e é o que está fazendo. As pessoas devem ter a segurança de andar nas ruas sem serem baleadas pela polícia", diz ele.
Leia também
>>Três governadores contestam decreto sobre uso da força policial
Entre outras coisas, a medida indica que o uso da força pelos agentes estatais somente poderá ser empregado quando outros recursos de menor intensidade não forem suficientes.
O documento diz ainda que o nível de força utilizado deve ser compatível com a gravidade da ameaça apresentada pela conduta das pessoas envolvidas. O uso de armas de fogo fica restrito a situações de último recurso.
Leia também
>> Secretário comemora decreto que limita uso da força pelas polícias
“O crime deve ser combatido de forma implacável. E a polícia que melhor combate o crime usa a força na hora certa, na proporção certa e contra as pessoas certas. Não contra civis desarmados e inocentes”, segue Lewandowski. “A polícia não pode sair atirando”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes