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POLÍTICA

Ponte Salvador–Itaparica já gera impacto milionário com novos empregos

Oportunidades surgiram principalmente a partir da fase de sondagem do empreendimento

Por Flávia Requião

12/08/2025 - 16:05 h
Etapa de sondagem da Ponte
Etapa de sondagem da Ponte -

O projeto de implantação da Ponte Salvador–Itaparica já tem movimentado a economia local mesmo antes do início efetivo da construção. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas para atuar nas etapas iniciais, e cerca de 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados.

As oportunidades surgiram principalmente a partir da fase de sondagem do empreendimento, etapa fundamental para análise do solo e definição dos parâmetros técnicos da obra. Segundo informações preliminares, o serviço representa um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões.

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A estrutura também trará impactos positivos diretos e indiretos para cerca de 250 municípios, beneficiando aproximadamente 10 milhões de pessoas em diferentes regiões da Bahia.

Com a construção da ponte e de seus acessos viários, será possível criar uma rota mais curta e ágil entre Salvador e importantes rodovias federais, como a BR-101, BR-116 e BR-242. Essa ligação encurtará em cerca de 250 quilômetros o trajeto da capital para a Ilha de Itaparica e reduzirá em mais de 40% o tempo de viagem, um ganho significativo tanto para o turismo quanto para o transporte de cargas.

A nova conexão deve impulsionar o desenvolvimento econômico em áreas que antes enfrentavam limitações logísticas, integrando melhor o litoral baiano ao interior e a outros estados.

A expectativa é de que, com o acesso facilitado, municípios do Recôncavo, do sul e do sudoeste da Bahia ampliem seu potencial produtivo e turístico, fortalecendo a economia local e regional.

A Ponte será a maior da América Latina com 12,4 quilômetros de extensão. Além dela, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.

Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos vindos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos.

Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.

Com previsão de execução em etapas, o empreendimento segue em fase preparatória, e novas contratações devem ocorrer à medida que as frentes de trabalho avançarem.

Avanços da obra

Após 12 meses de trabalho, foi finalizada, em março de 2025, a etapa de sondagem na Baía de Todos os Santos, com um investimento de R$ 200 milhões. Essa fase consiste na investigação e confirmação da geologia do terreno para definir a fundação da ponte.

Atualmente, o projeto está na fase de mobilização do canteiro de obras — etapa inicial em que são organizados e preparados todos os recursos necessários para o início da construção —, prevista para ser concluída até o final de 2025. Esse avanço depende da emissão da licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além das aprovações dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Na última sexta, o Governo da Bahia avançou uma etapa nas obras da Ponte com a desapropriação de uma área de 1.790,760 m² localizada em Salvador, que será utilizada para a implantação de acessos viários da estrutura.

O terreno, que exclui bens de domínio público, será fundamental para a construção dos acessos à ponte, obra considerada estratégica pelo governo estadual para integrar a capital à Ilha de Itaparica e encurtar o tempo de deslocamento entre a Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano.

O projeto é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC).

O investimento total previsto é de R$ 10,6 bilhões, com início das obras programado para 2026. A construção terá duração de cinco anos a partir da montagem do canteiro de obras que está prevista para este ano.

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