Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Por 18 a 9, Comissão do Senado aprova indicação de André Mendonça ao STF

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
A votação contabilizou 18 opiniões favoráveis à nomeação e nove contrárias | Foto: Edilson Rodrigues | Agência Senado
A votação contabilizou 18 opiniões favoráveis à nomeação e nove contrárias | Foto: Edilson Rodrigues | Agência Senado - Foto: Edilson Rodrigues | Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 1º, a indicação do ex-ministro da Justiça, André Mendonça, para uma cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF). Depois de mais de 8h de sabatina, a votação ocorreu e contabilizou 18 opiniões favoráveis à nomeação e nove contrárias.

Durante a audiência, Mendonça fez acenos à classe política e defendeu o Estado laico, mas se distanciou de decisões e falas controversas do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Ainda nesta quarta, o ex-ministro deverá ser novamente votado, no plenário do Senado.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Para ser nomeado ministro do STF, André Mendonça precisará obter a maioria absoluta das opiniões favoráveis, ou seja, pelo menos 41 votos. Tanto a votação na CCJ quanto em plenário são secretas.

A sabatina do ex-ministro foi realizada após mais de quatro meses de espera. A demora do senador e presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), fez com que Mendonça conseguisse se reunir com quase todos os senadores. De acordo com o Uol, o ex-ministro já possuía apoio declarado de, pelo menos, um terço do Senado.

Caso seja concretizado a nomeação, André Mendonça encerrará o desfalque de ministros no STF, que passou todo o semestre com 10 integrantes. Em caso de aprovação, ele deve tomar posse ainda neste ano.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas