Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Prefeito conclui reforma que enxuga custos

Patrícia França | A TARDE
Por Patrícia França | A TARDE
| Atualizada em

Transformação do Instituto de Previdência de Salvador (IPS) na Previs, com a finalidade exclusiva de administrar a seguridade social do servidor e cabendo à nova Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) a administração da assistência à saúde dos servidores municipais.

Mudança no nome da Empresa de Turismo de Salvador (Emtursa) para Saltur, que passará a ser vinculada à Casa Civil e com foco maior na política do turismo, além da instituição do Siga, o Serviço Integrado de Atendimento que funcionará dentro das 18 Administrações Regionais, com atividades semelhantes às do SAC.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

As novidades acima foram anunciadas à imprensa, ontem à tarde, pelo prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), como parte da reforma administrativa que reduz de 17 para 11 o número de secretarias, de nove para cinco o quantitativo de empresas de segundo escalão do governo municipal, além de extinguir 80 cargos comissionados. O projeto com a reforma será encaminhado nesta quarta-feira, 10, à Câmara Municipal.

As secretarias que serão extintas são as seguintes: Secretaria de Habitação, Secretaria de Governo, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Economia, Emprego e Renda, Secretaria de Esporte Lazer e Entretenimento e Secretaria de Promoção da Cidadania. Serão eliminadas, ainda, as secretarias extraordinárias de Relações Internacionais e de Assuntos Estratégicos, além de sete subsecretarias.

Na administração indireta, serão extintas a Agert (Agência Municipal de Regulação de Serviços de Transportes Coletivos de Passageiros), SPJ (Superintendência de Parques e Jardins), Surcap (Superintendência de Urbanização da Cidade), Sumac (Superintendência de Manutenção e Conservação da Cidade), SET (Superintendência de Engenharia de Tráfego) e a STP (Superintendência de Transporte Público).

Orçamento – O prefeito ressaltou que o foco principal da reforma –que nesta etapa implicará uma economia de R$ 40 milhões – é enxugar a máquina para inovar no modelo de gestão da prefeitura, valorizar o servidor municipal e, destacou, a inovação do conceito de tecnologia da informação (TI) e tecnologia de telecomunicações (TT) como uma prioridade de seu segundo governo. Assim, a antiga Prodasal passará a se chamar Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), ligada à Seplag.

João Henrique assinalou que a nova gestão vai priorizar a elaboração do orçamento, motivo pelo qual transferiu da Secretaria da Fazenda para a Seplag o planejamento orçamentário do município. A Fazenda cuidará exclusivamente dos tributos. Outra prioridade do prefeito é a ampliação da base de arrecadação do município que, acredita, será otimizada pelo Siga, já que esse serviço descentralizado facilitará não apenas a retirada de certidões e alvarás, como o pagamento de impostos e taxas (ISS e IPTU).

Indagado sobre demissões, João assegurou que não haverá cortes. Mas os servidores estão receosos em relação a isso e às mudanças no IPS. O diretor de Política Sindical do Sindseps, Saulo Borges, disse que nada foi falado sobre separação da saúde e previdência. “Não sabemos se vai gerar custos ao servidor e seus dependentes”, disse, temeroso.

João afirmou que o novo secretariado “técnico” será conhecido após o Natal e não deu garantia de permanência dos atuais auxiliares. Deixou claro que nem todos os partidos que o apoiaram na eleição terão lugar no seu governo. “Os partidos têm de entender que o interesse público está em primeiro lugar”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas