POLÍTICA
Processo de cassação de Eduardo Bolsonaro pode durar até 40 dias
Medida deve ser aberta hoje no Conselho de Ética da Câmara

Por Redação

O processo de cassação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deverá demorar entre 35 e 40 dias para ser concluído, conforme avaliou o presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Fabio Schiochet (União-SC).
A medida deve ser instaurada nesta terça-feira, 23, por meio de uma representação protocolada pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), que acusa Eduardo de atuar nos Estados Unidos contra a soberania brasileira.
Leia Também:
“Hoje é só abertura e sorteio, depois indico um relator entre os 3 sorteados, o que deve levar uma semana. Depois o relator tem dez dias para apreciar o relatório, mas nesse tempo, ele pode pedir oitivas de testemunhas e ouvir o denunciado e o denunciantes”, explicou o presidente do Conselho de Ética à CNN.
Com a decisão da Câmara de rejeitar a decisão da oposição em indicar Eduardo à líder da minoria, o deputado pode perder o mandato por faltas.
Etapas do processo
O regimento do colegiado da Câmara indica que após ser recebida a representação contra o acusado, o presidente do conselho irá escolher um relator para elaborar um parecer.
Concluído o relatório, a defesa tem 10 dias para:
- Manifestar-se por escrito;
- Indicar provas;
- Arrolar até oito testemunhas.
Caso o relator entenda que o processo pode resultar na perda de mandato, ele terá até 40 dias úteis para realizar:
- Diligências necessárias;
- Instrução probatória que julgar pertinentes.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes