Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
04/05/2022 às 7:00 - há XX semanas | Autor: Da Redação

CÂMARA DE SALVADOR

Procuradora Geral do Município na mira da CCJ

Luciana Rodrigues deve ser convocada para tratar sobre acordos feitos nas gestões de ACM Neto e Bruno Reis

Luciana Rodrigues, procuradora geral do município
Luciana Rodrigues, procuradora geral do município -

Com a relação inflamada entre a Câmara Municipal de Salvador e o Palácio Thomé de Souza, as cenas dos próximos capítulos prometem esquentar ainda mais com o retorno do vereador Henrique Carballal (PDT) ao Legislativo soteropolitano. Carballal, apesar de filiado a um partido que integra a base de ACM Neto, já deu indicativos de que a gestão municipal não terá vida fácil.

Outro vereador que tem sido categórico com relação à necessidade de convocação de membros do Executivo para explicar situações específicas e pontuais é o vereador Alexandre Aleluia (PL). Depois que a CCJ aprovou na semana passada a convocação de Kaio Moraes e Omar Gordilho para prestar esclarecimentos sobre suposta cobrança indevida a uma organização social que geriu o hospital de campanha instalado pela prefeitura no Wet’n Wild, criação de empecilhos no cadastro do programa Auxílio Brasil e assuntos pontuais da Limpurb, respectivamente, Aleluia aventou na sessão da CCJ desta terça-feira, 3, que a comissão deverá decidir na reunião que ocorrerá na próxima semana, a convocação da Procuradora Geral do Município para tratar sobre acordos judiciais e extrajudiciais feitos no final do governo do pré-candidato ACM Neto e já na gestão de Bruno Reis, ambos do União Brasil.

“Na terceira reunião da CCJ, presidida pelo vereador Alexandre Aleluia (PL), o colegiado deliberou matérias e definiu a distribuição dos projetos. Ademais, foi tratado sobre a necessidade de convocação da Procuradora Geral do Município para falar sobre acordos feitos no final da gestão de Neto e na gestão de Bruno, sobretudo, aqueles firmados com as empresas de transporte, que precisam ser esclarecidos. Participaram do encontro, de forma presencial, Randerson Leal, Sílvio Humberto (PSB) e Isnard Araújo (PL). De forma remota, Edvaldo Brito e Átila do Congo”, é a notícia que consta no site da Câmara.

Não ficou deliberado se haverá convocação, que é algo coercitivo, ou se será feito apenas um convite para Luciana Rodrigues Vieira Lopes, que exerceu o cargo de Procuradora Geral do Município na gestão de ACM Neto e ainda é mantida na função pelo prefeito Bruno Reis, o que será decidido apenas na próxima sessão da CCJ.

O A TARDE apurou que dentre os acordos que serão objeto dos esclarecimentos prestados, dois despertam mais interesses dos parlamentares. Um deles, que chegou a ser homologado e depois invalidado pela justiça estadual, a pedido da promotora Rita Tourinho, diz respeito ao acordo envolvendo a antiga área do Aeroclube Plaza Show, onde hoje está instalado o Centro de Convenções da cidade. O outro, que trata acerca de débitos da prefeitura acima de 100 milhões de reais, envolveria, segundo documentos ainda em análise da Câmara, a atuação de advogados com algum tipo de proximidade com a procuradora Luciana Rodrigues.

Neste último caso, o acordo estaria amparado em um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, firmado com o Ministério Público, o que afastaria qualquer irregularidade. “Tem acordo que passou pela Secretaria da Fazenda em novembro de 2020 e em menos de dez dias teve a anuência da chefia de gabinete de ACM e a elaboração de minuta de transação. Uma ação, me parece que de desapropriação, que transitava há tempos e teve acordo homologado pelo tribunal em tempo recorde”, afirmou um vereador que pediu reserva da fonte para evitar perseguição política.

Quem é Luciana Rodrigues.

Formada em direito pela UFBA, Luciana é filha de Antônio Rodrigues, que foi deputado estadual pelo PFL de 1999 a 2007 e prefeito de Muniz Ferreira de 2009 a 2012. Foi nomeada procuradora do município em 17 de agosto de 2007 e assumiu o exercício de suas funções em 20 de agosto daquele ano, chegando ao posto máximo da PGM por indicação de ACM Neto, de quem é amiga íntima e teria sido colega de faculdade.

Assuntos relacionados

Bruno Reis Câmara de Salvador Henrique Carballal palácio thomé de souza

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bruno Reis Câmara de Salvador Henrique Carballal palácio thomé de souza

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bruno Reis Câmara de Salvador Henrique Carballal palácio thomé de souza

Publicações Relacionadas

A tarde play
Luciana Rodrigues, procuradora geral do município
Play

Bolsonaro chora durante evento conservador; veja

Luciana Rodrigues, procuradora geral do município
Play

Jerônimo Rodrigues assina acordo de compra dos trens do VLT

Luciana Rodrigues, procuradora geral do município
Play

Colbert recebe 'chuva de vaias' em evento com Lula; ASSISTA

Luciana Rodrigues, procuradora geral do município
Play

Biden “trava” em debate com Trump e aliados pedem troca de candidato

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA