CRISE SANITÁRIA
PSOL pede cassação do mandato de Damares por negligência com Yanomamis
Senadora tem “práticas incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar”, aponto o ofício
Por Da Redação
A bancada do Psol no Congresso Nacional protocolou, nesta quinta-feira, 9, um pedido de cassação do mandato da senadora do Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos), no Conselho de Ética do Senado, por omissão em relação às políticas voltadas para os Povos Yanomamis.
A senadora tem “práticas incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar”, aponto o ofício encaminhado ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD). Para o Psol, Damares é responsável pela crise humanitária com o povo Yanomami.
No documento, a sigla apresenta documentos em que o Ministério Público Federal (MPF) e instituições internacionais notificaram o Ministério da Mulher, durante a gestão de Damares Alves, sobre episódios de violência contra indígenas.
Ainda segundo o Psol, a crise humanitária poderia ter sido evitada se, ao receber os alertas, Damares tivesse tomado providências. "O projeto de governo de Bolsonaro/Damares para com os povos indígenas foi de extermínio, desde o início da pandemia", diz trecho da ação que aponta, além do crime de genocídio, crimes ambientais e de prevaricação.
"É possível a cassação de parlamentar que tenha praticado ato indecoroso antes do início do mandato e conhecidos apenas após o início dele, condicionando-a, contudo, à constatação de que a conduta anterior fosse desconhecida", completa o pedido.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes