Relator vota a favor do processo contra Zambelli no Código de Ética | A TARDE
Atarde > Política

Relator vota a favor do processo contra Zambelli no Código de Ética

O PSB fez a acusação, após a deputada ter xingado e constrangido o parlamentar Duarte Jr.

Publicado quarta-feira, 02 de agosto de 2023 às 15:57 h | Autor: Da Redação
Em 11 de abril, a deputada teria xingado e constrangido o parlamentar Duarte Jr.
Em 11 de abril, a deputada teria xingado e constrangido o parlamentar Duarte Jr. -

O deputado João Leão (PP-BA), relator no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de processo contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP), votou a favor pela continuidade da apuração de quebra de decoro parlamentar apresentada pelo PSB. 

O partido acusa a deputada por decoro por ter xingado e constrangido o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) durante audiência pública com o ministro da Justiça, Flávio Dino, em 11 de abril. Na sequência do voto, o deputado Domingos Sávio (PL-MG) pediu vista para analisar o caso. Com isso, o julgamento será retomado na próxima semana. 

Para o PSB, o comportamento da deputada "reduz o Parlamento a uma roda de conversas informais, onde qualquer pessoa pode ofender sem ser repreendido". A representação acrescenta que a imunidade parlamentar é uma proteção à democracia e não deve ser usada de forma "imoral e zombeteira".

Leão sustentou que o vídeo da sessão em que Zambelli teria xingado o colega e as notas taquigráficas da Câmara “despontam elementos suficientes de autonomia e materialidade relativos à possibilidade de que a representada teria proferido xingamento grave supostamente achincalhando a honra do deputado Duarte Junior, cenário hábil a suportar o prosseguimento desse feito”.  

O relator sugeriu que Carla Zambelli apresentasse sua defesa por escrito. 

Publicações relacionadas