Ronaldo Carletto deixará o PP para se filiar ao Avante | A TARDE
Atarde > Política

Ronaldo Carletto deixará o PP para se filiar ao Avante

Cacique pepista negociou embarque na base governista com Jerônimo e Rui Costa

Publicado quinta-feira, 27 de abril de 2023 às 15:35 h | Atualizado em 27/04/2023, 16:57 | Autor: Eduardo Tito e Fernando Valverde
Imagem ilustrativa da imagem Ronaldo Carletto deixará o PP para se filiar ao Avante
-

O ex-deputado federal Ronaldo Carletto está de malas prontas para deixar o PP. Após entrar na disputa interna pelo comando estadual da legenda, que ficou nas mãos do deputado Mário Negromonte Jr., o cacique da legenda deverá desembarcar no Avante.

Informações obtidas por A TARDE apontam que a articulação para levar Carletto para a base governista foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), visando as eleições municipais do próximo ano. Especulações afirmam que pelo menos 40 prefeitos, dos 92 eleitos pelo partido, podem acompanhar Carletto no desembarque do PP.

Uma fonte do Avante confirmou que Carletto deve mesmo se filiar ao partido e informou ainda que o plano do ex-deputado é levar 35 a 40 prefeitos e pelo menos 3 deputados: Nelson Leal e Felipe Duarte, do PP, e Laerte do Vando (PSC). Ainda de acordo com ele, a presidência da legenda também foi oferecida nas negociações.

Em entrevista ao A TARDE, uma fonte do alto comando do PP condenou a saída de Carletto e afirmou que o ex-deputado teria descumprido diversas diretrizes do partido.

"[Carletto] prometeu dar 10 mil votos e estrutura aos candidatos a deputado do PP em 2022 e não cumpriu. Fez um acordo com o comando do partido e depois voltou atrás sobre a atual reeleição do presidente. Tem trabalhado nos bastidores para enfraquecer e esvaziar o partido e está saindo do PP pela porta dos fundos com medo de disputar eleição. Tá buscando cargo e poder em outra sigla", afirmou.

Um outro deputado da legenda desconsiderou a força de Carletto com os prefeitos da legenda no interior, com 92 gestores nas eleições de 2020, e mirando um número maior em 2024. "Se levar 15 com ele já é muito", ponderou.

O anúncio oficial da filiação de Carletto ao Avante deverá ser feito no próximo dia 12 de maio durante evento na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS