POLÍTICA
Rui Costa exalta operação contra o PCC: "Compromisso inegociável com a justiça"
Ministro da Casa Civil destacou a iniciativa como um ponto forte do governo no combate às organizações criminosas
Por Redação

O ministro da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa, exaltou os resultados da Operação Carbono Oculto, considerada a maior já realizada contra a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis no Brasil.
A ofensiva, que ocorreu simultaneamente em diversos estados; São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, teve 350 mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos contra pessoas físicas e jurídicas ligadas ao esquema.
A maior ofensiva do Estado brasileiro contra o crime organizado da nossa história aconteceu hoje, em três operações simultâneas que mobilizaram mais de 1.400 agentes e servidores da Polícia Federal, da Receita Federal e dos Ministérios Públicos estaduais. As ações ocorreram em 10 estados, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra mais de 350 alvos, visando desarticular um esquema bilionário de fraudes nos setores de combustíveis e financeiro
"A criação do Núcleo de Combate ao Crime Organizado, no âmbito do Ministério da Justiça, possibilitou um trabalho integrado capaz de identificar métodos e atores do núcleo financeiro desse sistema fraudulento, responsável por sonegar mais de R$ 7,6 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais", disse o ministro.
Rui destacou a iniciativa como um ponto forte do governo no combate às organizações criminosas e esquemas de corrupção, fraude e lavagem de dinheiro. "Com essa operação histórica, o governo Lula demonstra, mais uma vez, seu compromisso inegociável com a justiça, a proteção da sociedade e o combate firme aos esquemas de corrupção, fraude e lavagem de dinheiro", pontuou Rui.
A maior ofensiva do Estado brasileiro contra o crime organizado da nossa história aconteceu hoje, em três operações simultâneas que mobilizaram mais de 1.400 agentes e servidores da Polícia Federal, da Receita Federal e dos Ministérios Públicos estaduais. As ações ocorreram em 10…
— Rui Costa (@costa_rui) August 28, 2025
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes