Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Rui vira 'goverfeito' e disputa de 2016 já ganha corpo

Rodrigo Aguiar

Por Rodrigo Aguiar

24/08/2015 - 23:22 h
Rui Costa
Rui Costa -

A praticamente um ano das eleições de 2016, o PT (e a oposição ao prefeito ACM Neto) parece já ter definido a estratégia da disputa em Salvador: fortalecer a imagem do governador Rui Costa e se concentrar em obras de contenção de encostas em bairros periféricos.

"Não ficaria bem para a minha alma e minha consciência passar pelo governo e não priorizar as encostas. Foi onde eu nasci e vi, quando criança, pessoas morrerem. Vi agora, infelizmente, quando eu assumi o governo, quatro pessoas morrerem onde eu nasci", afirmou ontem Rui, ao assinar ordem de serviço para obras em encostas no Lobato, no valor de R$ 8 milhões.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Após as mortes causadas pelos deslizamentos de terra no início do ano, políticos da oposição já haviam deixado claro, em discursos, que este tema concentraria a maior parte das críticas à administração do prefeito ACM Neto (DEM), na campanha em 2016.

Rui nega competição

Nas últimas semanas, porém, ficou clara a segunda parte da estratégia: anunciar obras de contenção de encostas e visitar bairros rotineiramente. A cada semana, repete-se o script, mudando apenas o local.

Acompanhado por uma extensa comitiva de aliados - alguns deles pré-candidatos a prefeito -, Rui autoriza intervenções em encostas, mas também caminha pelo bairro, conversa com moradores e promete obras complementares.

O petista ganhou até o título de "goverfeito" - mistura de governador com prefeito - dado pelo deputado estadual Sargento Isidório (PSC), que diz almejar uma candidatura a prefeito no próximo ano. Ontem, Isidório acompanhou Rui em mais um evento e levou a tiracolo os Timbaleiros de Cristo, um grupo de jovens atendidos em sua Fundação Dr. Jesus, que promete tratar dependentes químicos.

"Isidório é uma pessoa muito simples e resolve ficar brincando. [...]Mas isso não tem nada a ver com disputar ou competir com a prefeitura, que tem suas atribuições e vocações", disse Rui.

Seus aliados, porém, deixam evidente o que está em jogo. "Rui está tirando o sono de muita gente pela sua disposição. Estamos visitando os bairros toda semana para ver o trabalho do governo", afirmou o vereador Lessa (PT).

"Essa ação credencia o governo a mostrar que o projeto do PT é bom para Salvador", disse o vereador Gilmar Santiago (PT), um dos sete nomes mencionados pelo diretório municipal do PT como possíveis candidatos a prefeito pela legenda.

Com a imagem arranhada pelo fraco desempenho econômico nacional e pelos escândalos de corrupção envolvendo o partido, o PT aparentemente apostará em Rui como "cabo eleitoral" na capital baiana.

Reação

Neto tem evitado até então comentar as andanças de Rui pelos bairros, mas reclama frequentemente que o governo federal não libera recursos para a prefeitura realizar obras em encostas. Procurada, a assessoria de comunicação do prefeito informou ontem que ele não se pronunciaria sobre o assunto.

Aliados do democrata, porém, já reagiram ao movimento petista. Há duas semanas, o presidente do DEM em Salvador, Heraldo Rocha, afirmou que Rui deveria "chamar para si a responsabilidade de combater a violência que assola Salvador" em vez de "ficar perambulando pela capital, posando para fotos".

O ex-deputado estadual disse ainda que não seria com "factoides" que o governador conquistaria aprovação popular. Ontem, foi a vez do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). "É bom que o governador Rui Costa continue a imitar o prefeito ACM Neto, um exemplar gestor público, querido e respeitado pelo povo", declarou Aleluia, por nota.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rui Costa
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Rui Costa
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Rui Costa
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Rui Costa
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

x