POLÍTICA
Sandro Régis reitera confiança em Pelegrino e diz que atuação no TCM não será "partidária"
Líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Sandro Régis (DEM) confirmou nesta segunda-feira, 30, a oficialização do bloco do deputado federal licenciado Nelson Pelegrino (PT) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A decisão foi tomada após reunião com o presidente nacional do DEM, ACM Neto.
Em 2012, em uma das quatro oportunidades em que foi candidato do PT à Prefeitura de Salvador, Pelegrino enfrentou o próprio ACM Neto e foi derrotado em uma disputa apertada por menos de 100 mil votos no segundo turno.
Em conversa com o grupo A TARDE, o deputado confirmou que as conversas entre Pelegrino e o grupo tiveram o caráter "institucional" e que o petista não terá uma atuação "partidária". Ele reforça que a ligação ao partido será colocada em segundo plano quando assumir o cargo no TCM.
O bom trânsito de Pelegrino no parlamento, destacou Régis, foi um fator preponderante para que o homem de confiança de Rui Costa (PT) não encontrasse resistência para aceitação do seu nome.
"Não teve rejeição", reconhece o líder da Oposição na Alba, que mais cedo já tinha classificado o titular da Secretaria do Desenvolvimento Urbano como um quadro competente para a função.
"Acreditamos que Pelegrino reúne as qualidades necessárias para ocupar o posto de Conselheiro da Corte de Contas. Sem dúvidas, irá desempenhar suas funções com isenção e comprometimento", salientou.
O MDB também bateu o martelo e decidiu apoiar a candidatura do deputado.
“Nelson tem uma longa história pública, tanto no campo político quanto jurídico. Um homem respeitado e com experiência, nós do MDB temos a certeza que a escolha certa é ele”, relata o presidente estadual do MDB, Alex Futuca.
Antes do aceno da oposição, Pelegrino já havia reunido quase toda a base em torno do seu nome. Ele conseguiu o apoio declarado do PP, PSD e PSB. Posteriormente, o PDT e o bloco PSDB/Republicanos também manifestaram o seu apoio ao petista.
O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) chegou a lançar o seu nome, mas não obteve nenhum endosso além dos próprios nomes do partido. Na última quinta-feira, durante visita de Lula a Salvador, Olívia Santana defendeu o direito do partido de ter o próprio candidato e pediu que a discussão fosse ampliada antes de fechar o nome de Pelegrino. Não demorou, contudo, para que o petista tivesse maioria a seu favor.
Formado em Direito, Pelegrino teve dois mandatos na Alba no início dos anos 90 e está na Câmara Federal desde 1999. Atualmente, está licenciado para exercer a função de titular da Sedur.
Com a nomeação ao TCM, o suplente Joseíldo Ramos (PT) assume a cadeira na Câmara.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro