Senado vota PEC que proíbe extinção de tribunais de contas | A TARDE
Atarde > Política

Senado vota PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

De autoria do então senador Eunício Oliveira, a PEC 2/2017 volta ao Plenário do Senado após cinco anos

Publicado segunda-feira, 05 de dezembro de 2022 às 15:30 h | Atualizado em 05/12/2022, 17:34 | Autor: Da Redação

O Plenário do Senado Federal pretende votar nesta terça-feira, 6, às 16h, a PEC 2/2017, que proíbe a extinção dos tribunais de contas. Essa proposta de emenda à Constituição foi aprovada em primeiro turno pela casa em maio de 2017 e agora precisa ser confirmada em votação em segundo turno para seguir para análise da Câmara dos Deputados.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Conselheiro Plínio Carneiro Filho, acredita na aprovação da PEC e reforça a importância dos tribunais como órgãos fiscalizadores e orientadores para gestão pública.

“Não tenho nenhuma dúvida de que os legisladores sabem da importância dos tribunais de contas para a própria democracia e reconhecem o trabalho que desenvolvem ao longo de décadas fiscalizando, mas também procurando orientar os administradores públicos. Reconhecê-los, na Constituição, como órgãos permanentes e essenciais na estrutura administrativa irá fortalecê-los, amplia os seus deveres no exercício do controle externo em nome de todos os cidadãos", disse. 

Conselheiro Plínio Carneiro Filho, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia
Conselheiro Plínio Carneiro Filho, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia |  Foto: Ascom TCM - BA
 

"Os deputados e senadores sabem que um órgão de controle forte é importante para garantir princípios básicos definidos pela própria constituição, como eficiência, probidade, economicidade. A aprovação da PEC 2/2017 fortalece, mas também amplia as responsabilidades dos tribunais de contas no serviço que prestam à sociedade brasileira", concluiu o presidente do TCM da Bahia.

De autoria do então senador Eunício Oliveira, a PEC impede a extinção dos tribunais de contas estaduais (TCEs) e dos municípios, além dos municipais (TCMs).

O tribunal de contas dos municípios é criado em âmbito estadual, com competência para fiscalizar contas de todos os municípios daquela unidade da federação a fim de desafogar o trabalho dos TCEs. Existem nos estados da Bahia, Pará e Goiás. Já o tribunal de contas municipal detém competência exclusivamente em relação ao município em que foi criado.

Atualmente, apenas duas cidades têm seus tribunais: Rio de Janeiro e São Paulo. A Constituição de 1988 proibiu os municípios de criarem outros tribunais, mas não determinou a extinção desses dois.

Publicações relacionadas