POLÍTICA
Tempo Presente

Por Levi Vasconcelos, do A TARDE
O coqueiral do Português
O governo cogitou, a Pituba abraçou a idéia. Pelo que se dizia, o assunto estava “em estudo”. Mas tudo indica que o oceanário na área do antigo Clube Português minguou. Ontem, a diretora da Conder, Maria Del Carmem, admitiu que o assunto saiu de pauta “até janeiro do próximo ano”, quando as discussões devem ser reabertas. Ela afirma que o projeto do oceanário lá ainda está de pé.
– O povo é a favor. E eu também.
Veja como é a vida. A área seria um hotel de 18 andares, deu confusão. O oceanário foi bem aceito, mas se alguém tiver de apostar, o melhor é o trivial: coqueiral.
Lula I
Fuga em massa
Políticos que disputam cargos eletivos este ano fugiram ontem do presidente Lula como o diabo da cruz. Em Candeias, a prefeita Maria Maia (PMDB) limitou-se a botar faixas: “Maria Maia e Loteba (o vice dela, do PT) agradecem a Lula”. Para não dizer que nenhum candidato compareceu, lá estava a prefeita de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal (PCdoB). Que se manteve na platéia discretíssima.
O medo é do rigor da lei. Rigor exagerado, diga-se.
Lula II
Culpa da chuva
Se os candidatos fugiram de Lula, ele também fugiu das opiniões sobre a disputa deste ano. Ontem, ao chegar a Candeias, um repórter perguntou-lhe:
– Quem o senhor vai apoiar em Salvador?
– Olha, não vim aqui hoje para falar de política. Hoje, só falo de biocombustíveis.
E daí em diante não mais falou com a imprensa (nem sobre plantas oleaginosas), apesar de ter uma coletiva anunciada. A desculpa oficial foi a chuva.
Lula III
Descontração baiana
Olhando bem, Lula está criando um novo estilo presidencial. Sempre tem vindo a Salvador para solenidades oficiais, mas vestido em traje esporte fino, parecendo que chegou mais para passear do que para trabalhar. No dia do lançamento do PAC do Cacau, estava de camisa azul manga curta. Ontem, camisa amarela manga curta. “Se os baianos fazem tanta questão de paletó, em dezembro ele estará de paletó”, replicou uma assessora presidencial.
Dezembro acontece em Salvador a Cúpula das Américas.
Carinhanha
Ponte não sai
Com inauguração marcada para este mês, a ponte sobre o Rio São Francisco, que liga Malhada a Carinhanha, velha aspiração regional, ainda vai dar dor-de-cabeça para quem pensava estar em vias de ver o sonho realizado. A obra está concluída, mas não existe acesso do lado de Malhada. A prefeita de Carinhanha, Chica do PT, está indignadíssima: “Me disseram que faltam os anéis rodoviários. Ora, não há nem projeto para os anéis. Então façam o acesso, uma besteira numa obra de R$ 50 milhões, e depois os anéis”.
Ela é do PT, mas acha que há picuinha política por trás.
Santo Estêvão
Ernani fora da eleição
O juiz Ernani Rosa, de Santo Estêvão, disse ontem, a propósito de nota aqui publicada, que voltou para a comarca, de onde ficou afastado seis anos e três meses, porque é para lá que deveria voltar, embora contra a vontade. Mas salientou que, antes de reassumir, pediu aos seus superiores, no TJ, que não o colocassem como juiz eleitoral: “Recusei exatamente porque pessoas que representaram contra mim estão no contexto da disputa”.
Edson Silva, o Delso, candidato do PMDB, representou no TJ contra o magistrado dizendo-se prejudicado por ter sido o autor das denúncias que resultaram no afastamento.
- O reitor Naomar Almeida, da Ufba, toma o café da manhã da próxima segunda, às 8h, na reitoria, com Jaques Wagner e alguns secretários do governo. Vai apresentar, e lançar, o projeto Ufba Nova, que já vem sendo debatido.
- A prefeita Moema Gramacho (PT), de Lauro de Freitas, onde Lula já esteve duas vezes, também fugiu da lei. Teve que se contentar ontem em entregar ao presidente, no Centro de Convenções, um portifólio com a primeira obra com dinheiro do PAC na Bahia: 5.425 metros quadrados, na Chácara Tahiti (Itinga).
- O jornalista Ricardo Kotscho, ex-assessor presidencial, falará hoje sobre a responsabilidade do jornalista na cobertura do processo eleitoral, no workshop que o TRE promove a partir das 8h30 para profissionais de imprensa.
- A juíza Raquel François, de Medeiros Neto, impugnou a candidatura de Adalberto Alves Pinto (PHS), o Beto Pinto. É o típico “ficha suja”. A acusação é baseada em contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores e pelo TCU.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



