Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Transparência dá 15 dias para estatais informarem sobre contratos com advogados

Por Julia Affonso, Mateus Coutinho e Fausto Macedo | Estadão Conteúdo

28/09/2016 - 15:54 h | Atualizada em 19/11/2021 - 7:42

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União encaminhou nesta quarta-feira, 28, aos diretores-presidentes de 24 estatais federais, questionários sobre os serviços advocatícios prestados nessas unidades.

Os questionários são acompanhados de ofício subscrito pelo ministro Torquato Jardim. As empresas selecionadas terão o prazo de 15 dias, a contar do recebimento, para entregar suas respostas.

O envio dos questionários dá continuidade às propostas do Grupo de Trabalho (GT), criado no âmbito do Ministério da Transparência, para revisar e avaliar a terceirização das atividades jurídicas pelas estatais vinculadas ao Executivo Federal.

Segundo Transparência, "o objetivo é identificar eventuais fragilidades e irregularidades nos contratos vigentes, que representam quase R$ 2,3 bilhões".

Os questionários foram divididos em três etapas, que mapearão os seguintes cenários: 1) Relação Entidade Pública - Empregado; 2) Contratação; e 3) Execução Contratual.

As respostas irão auxiliar os gestores responsáveis e as equipes de auditoria do Ministério da Transparência no momento de verificação da legalidade, conveniência e eficiência das contratações, informou a assessoria de Torquato.

A meta é também propor melhorias na prestação de auxílio jurídico às estatais.

As empresas selecionadas são: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Eletronorte, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras, Petrobrás Transporte S.A. (Transpetro), BR Distribuidora, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Eletrobras Eletronuclear, Furnas Centrais Elétricas S.A. (Furnas), Comunicações Brasileiras S.A. (Telebras), Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco da Amazônia (Basa), Banco do Nordeste (BNB), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Engenharia, Construções e Ferrovias (Valec), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Empresa de Planejamento e Logística S.A., Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPMR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Docas do Estado do Rio de Janeiro e Companhia Docas do Estado de São Paulo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Câmara de Salvador aprova reajuste dos servidores a portas fechadas

Play

Vereadores de Salvador são agredidos em confusão durante votação; veja

Play

Rico Melquiades joga no Tigrinho na CPI das Bets e perde; assista

Play

Ex-deputada Célia Leão é retirada de voo por usar item proibido; vídeo

x