Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Uma vida à sombra de ACM

Flávio Oliveira, do A TARDE

Por Flávio Oliveira, do A TARDE

11/03/2008 - 23:43 h

O engenheiro César de Araújo Matta Pires sempre viveu à sombra do sogro, o falecido senador Antonio Carlos Magalhães. Homem de personalidade forte, Matta Pires é conhecido nos círculos do poder como uma figura que, embora afável no trato pessoal, é temperamental e vingativo. Impôs à OAS um modelo de gestão caracterizado pela agressividade, com a utilização de forte esquema de lobby para pressionar políticos do Executivo e do Legislativo a defenderem os seus interesses.

Ainda fazia parte da estratégia, a colaboração com campanhas eleitorais de todos os campos ideológicos. Montou a construtora OAS com dois sócios – Durval Olivieri entrou com o O, ele, com o A, de Araújo, e Carlos Suarez com o S. A empreiteira cresceu e ganhou projeção nacional, mudou a sede para S. Paulo e hoje ocupa a quinta posição do ranking da revista Exame das maiores construtoras do País.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ao longo dos anos, brigou com colaboradores, Olivieri e Suarez montaram empresas próprias. Carlos Larangeira e Nicolau Martins – que entraram na sociedade em substituição aos primeiros – também. Outro que saiu da OAS para ter empreiteira de rápido crescimento foi Zuleido Veras, dono da Gautama, que a Operação Navalha, da Polícia Federal, mostrou usar esquema próprio de cooptação de obras públicas. Hoje, Pires controla a maioria do capital da OAS. Tem um sócio, Adelmário Pinheiro.

Convergentes – O temperamento, o rompimento com antigos aliados que viraram concorrentes e a conquista de espaço destacado fora da Bahia não são os únicos pontos convergentes das biografias de Pires e Antonio Carlos Magalhães.

Ao tempo em que ACM conquistava poder, Pires ganhava serviços. Políticos e empresários opositores deram novo significado à sigla da empreiteira: “Obras Arranjadas pelo Sogro”, ou, “Obrigado Amigo Sogrão”. Paralelamente à ascensão de ACM no cenário político nacional, o nome da OAS aparecia sob suspeita de irregularidades em casos como a CPI dos Anões do Orçamento e a obra de reforma do Aeroporto de Salvador.

ACM e Pires apareceram juntos em denúncia da ex-primeira-dama de São Paulo Nicéia Pitta, de que o senador telefonava para o marido cobrando pagamento de faturas da capital paulista para a OAS. À medida que cresciam, cada um em sua área, o conflito entre sogro e genro era mais freqüente. Um não aceitava interferências do outro.

Matta Pires queria mais comando nas empresas de comunicação, notadamente na TV Bahia e Correio da Bahia. O Estado ficou pequeno para os dois. Pires transferiu-se para São Paulo.

ACM proibiu que a OAS realizasse obras na Bahia e pressionou o ex-prefeito de Salvador Antonio Imbassahy para não pagar débitos à OAS. O conflito atingiu grau máximo há cerca de cinco anos, quando Pires e a mulher, Tereza, não compareceram ao casamento da sobrinha Carolina, filha de Luís Eduardo Magalhães. ACM só voltou a falar com a filha semanas antes de morrer. O período incluía as eleições de 2006, quando o PFL sentiu falta da colaboração da OAS e apontou a proximidade do sócio Pinheiro com a campanha petista.

César e Tereza acompanharam exemplarmente os funerais de ACM e ensaiaram uma paz. Até ocorrer um alinhamento natural entre dois outros herdeiros do senador, Antonio Carlos Júnior e Luís Eduardo Magalhães Filho – que representa os herdeiros do falecido deputado federal –, o que diminuiu seu comando nas empresas.

O pedido de invasão e levantamento dos bens móveis na residência da viúva seria, segundo familiares, ação de intimidação para dificultar a resolução que se apresenta para o espólio de ACM. Para estes, Matta Pires, no seu retorno, mantém o mesmo estilo que gerou o exílio.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Ponte Salvador–Itaparica terá pistas que mudam conforme trânsito; veja

Play

Prefeito que votou em ACM Neto elogia Jerônimo: "Melhor governador"

Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

Play

Jerônimo reprova briga de Bolsonaro e Eduardo: “Tem que dar exemplo"

x