POLÍTICA
Waldir Pires será velado no Mosteiro de São Bento neste sábado
Por Da Redação

Waldir Pires, que faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória na manhã desta sexta, 22, terá seu corpo velado no Mosteiro de São Bento, no sábado, 23.
A família informou que o ex-governador já vinha apresentando alguns sintomas de infecção urinária, posteriormente constatada, juntamente com uma infecção pulmonar. Apesar de todos os fatores, Waldir continuava lúcido em alguns momentos.
>> Rui Costa e ACM Neto lamentam morte de Waldir Pires
>> Presidentes da ALBA e Câmara dos Vereadores lamentam perda de Waldir Pires
Sobre Waldir Pires
Waldir nasceu em Acajutiba (a 185 quilômetros de Salvador), em 21 de outubro de 1926. "Waldir, inegavelmente, é um personagem grandioso de nossa história – da Bahia e do Brasil", afirma o jornalista e escritor Emiliano José, autor da biografia do político, em artigo publicado em A TARDE.
No livro lançado no último dia 14, ele descreve a infância de Waldir em Amargosa, passa por Nazaré das Farinhas, onde ele cursa o ginásio no Clemente Caldas; o Colégio Central, onde faz o Clássico; e a Faculdade de Direito da Ufba, sendo o orador da turma de 1949.
Ainda na publicação, é narrado que, aos 24 anos, o político é nomeado secretário do governo Regis Pacheco (1951/55), indicado por Antonio Balbino, espécie de seu preceptor na vida política. Balbino depois se elege governador e Waldir, deputado estadual, sendo seu líder na Assembleia Legislativa.
O livro mostra, ainda, a eleição de deputado federal em 1958 pelo PSD, a campanha ao governo em 1962 e a derrota para Lomanto Júnior; a passagem como professor da UnB e sua atuação como Consultor-Geral do governo Goulart.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes