Wilney Barquete é indiciado no caso do lixo de Ribeirão | A TARDE
Atarde > Política

Wilney Barquete é indiciado no caso do lixo de Ribeirão

Publicado segunda-feira, 22 de maio de 2006 às 19:23 h | Autor: Agencia Estado

O presidente da Leão Ambiental no período entre 2003 e 2004, Wilney Barquete, foi indiciado hoje por três crimes (falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro), no inquérito que apura superfaturamento no contrato do lixo e de limpeza urbana de Ribeirão Preto. Ele já havia sido indiciado por formação de quadrilha no primeiro inquérito do lixo. O advogado de Barquete, Renato Martins, disse que seu cliente nada tem a ver com as investigações, que estariam focadas no Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp).

O delegado seccional, Benedito Antônio Valencise, no entanto, reafirmou que Barquete participava do esquema de fraude e desvio de dinheiro público e o investigado ainda era um dos "cérebros" da empresa dentro do esquema com funcionários públicos.

O depoimento de Barquete durou cerca de quatro horas. Martins tentou desqualificar a investigação policial, alegando que a polícia fala em provas, mas que ele ainda não viu denúncia efetiva no caso.

Sobre as gravações telefônicas autorizadas pela Justiça, nas quais Barquete foi flagrado em negociatas com servidores públicos, o advogado disse que se referiam ao inquérito anterior. Valencise disse que não há dúvidas de que Barquete era peça importante no esquema fraudulento de desvio de dinheiro público e que sua atuação na empresa era semelhante ao de Isabel Bordini na superintendência do Daerp. Para o delegado, embora Barquete negue, ele fez ligações telefônicas constantes da empresa aos funcionários públicos e sempre encontrou receptividade, inclusive com doações de presentes.

Além de Barquete, já foram indiciados nesse inquérito Luciana Alecrim (ex-funcionária do Daerp), Antônio Palocci (ex-prefeito de Ribeirão Preto, indiciado por precatória, em Brasília), Gilberto Maggioni (ex-sucessor de Palocci) e Nelson Collela (ex-chefe da Casa Civil de Maggioni). Outros depoimentos e indiciamentos do mesmo inquérito deverão ocorrer nos próximos dias.

Publicações relacionadas