Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
15/03/2023 às 0:00 - há XX semanas | Autor: Alan Rodrigues

DE PAI PRA FILHO

"Nós estamos preparando Itaberaba para o futuro"

Prefeito Ricardo Mascarenhas segue os passos do pai e projeta crescimento com investimento na saúde e educação

Prefeito Ricardo Mascarenhas investe na capacitação de jovens e projeta chegada de novas empresas a Itaberaba
Prefeito Ricardo Mascarenhas investe na capacitação de jovens e projeta chegada de novas empresas a Itaberaba -

Ricardo Mascarenhas (PP) entrou na política após a perda do pai, o ex-prefeito de Itaberaba, Jadiel Mascarenhas, em 2016. Sem experiência política anterior, venceu as eleições na primeira candidatura, embalado pelo legado do ex-mandatário, que teve atuação marcante na área da saúde.

Legado que o atual prefeito, já no segundo mandato, procura manter e ampliar, construindo sua própria história política e preparando o município para desafios maiores. Além da saúde, o prefeito de Itaberaba tem foco na infraestrutura e na capacitação de jovens. O objetivo é atrair outras empresas, a exemplo da fábrica de calçados que emprega 4 mil trabalhadores.

Ricardo Mascarenhas conversou com o PORTAL A TARDE e falou das perspectivas da terra do abacaxi para os próximos anos. Confira.

O Sr. está na segunda metade do segundo mandato. Depois de seis anos qual a principal conquista da sua gestão?

Os principais avanços são na educação e na saúde. Investimos R$ 16 milhões na educação em 6 anos. Fizemos novas escolas, triplicamos o número de creches, fizemos salas de aula com infraestrutura adequada, refrigeradas, laboratório de informática, de química, biblioteca. Quando a gente chegou, encontramos escolas totalmente deterioradas. Não tinha refeitório para as crianças, banheiros eram inadequados, então era uma estrutura muito triste. Ao longo desses anos nós estamos entregando uma nova educação para o município.

Com relação à saúde, a gente conseguiu avançar uma cobertura de atenção básica de 95%. Conseguimos resgatar um hospital que estava fechado há 15 anos, que é o Hospital Regional de Itaberaba, que vai ser inaugurado neste mês de março, com apoio do Governo do Estado, e também com a policlínica que foi instalada no município, regionalizando assim a nossa saúde.

E na infraestrutura?

Está em construção mais 7 praças na cidade. A praça municipal , que é a praça J.J. Seabra, a gente já entregou à população. Estava totalmente acabada e hoje ela é frequentada por crianças, por jovens. Nos bairros também colocamos praças, estamos entregando quadras esportivas e oferecendo atividades complementares ao currículo escolar. Calçamos 100 ruas nesses seis anos e a cobertura de rede de esgoto saiu de 5% para 75%.

O investimento em educação já se reflete no rendimento escolar?

Já tem escolas com Ideb bastante satisfatório. A cidade tinha um Ideb muito baixo, mas a gente já está avançando. A educação é diferente do calçamento e do asfalto, que tem resultado na hora. A educação você constrói pra ter o resultado e nossa educação recebeu nota 10 do Tribunal de Contas dos Municípios.

A Prefeitura também está preparando uma grande intervenção na área de lazer e turismo.

Vamos lançar aqui o projeto de uma orla no açude da cidade, chamada orla Juracy Magalhães. Vamos construir em torno do açude, com quadra esportiva, ciclovia, área de convivência.

Falando de economia e geração de emprego, como o Sr. avalia o crescimento da cidade e as perspectivas para os próximos anos?

A Dass (fábrica de calçados), quando eu assumi o mandato, gerava 800 empregos. E a gente vem apoiando as ações da fábrica. Agora mesmo a gente fez a cessão de uso da rodoviária, para que a fábrica pudesse gerar novos empregos. A Prefeitura conseguiu apoiar as ações mais importantes, como energia, que era um problema importante e o Governo do Estado resolveu. Problema de infraestrutura de água, a gente foi lá também e resolveu, infraestrutura de espaço a gente foi lá e resolveu. Então, hoje, a Dass saiu de 800 para 4 mil empregos diretos.

Qual outro segmento o Sr. destaca na economia do município?

Abacaxi. Itaberaba segue líder na produção de abacaxi no estado da Bahia. Aqui funcionamos em regime cooperativa de agricultura familiar, Temos mais ou menos 3 mil hectares plantados e uma média de 60 milhões de frutos/ano.

E nesses dois anos que restam de mandato qual a principal meta da sua gestão?

O maior desafio é seguir desenvolvendo a saúde do município, que é o que gera maior preocupação pra gente. A gente quer seguir atraindo mais empresas pra Itaberaba e estamos preparando Itaberaba para o futuro. Os problemas estruturais que a cidade tinha de hospital, de educação, a gente já conseguiu resolver. A gente conseguiu também trazer pra cá cursos de formação profissional pra dentro do município. Estamos contratando o Senai, para capacitar as pessoas e preparar para o mercado de trabalho, e temos como desafio mostrar que Itaberaba é uma cidade próspera, que dá pra investir, uma cidade organizada, com infraestrutura adequada, com grandes hotéis. É uma cidade geograficamente importante, já que a BR (242) passa dentro da cidade, então tudo isso atrai para que Itaberaba seja uma cidade cada vez melhor pra se viver. Quem bebe a água de Itaberaba, fica.

O Sr. assumiu a Prefeitura em um momento em que havia uma parceria entre o seu partido, o PP, e o Governo do Estado, relação que acabou passando por um afastamento durante a última eleição. Como o Sr. vê a situação agora, com o novo governo estadual? Qual a perspectiva para o município?

O Governo do Estado vem sendo bem gerido desde a época de Jaques Wagner (PT). O estrado avançou demais e, na gestão do governador Rui Costa (PT), ele deu um salto na saúde, regionalizando a saúde no interior com as policlínicas e hospitais regionais, algo que não tenho dúvida de que o governador Jerônimo irá ampliar.

Mesmo o partido [PP] tendo esse rompimento ano passado, se bem que nem posso falar rompimento, esse afastamento, acredito que o PP está buscando o melhor caminho, que é trabalhar com o governador Jerônimo, e tem muito a contribuir. Nós aqui em Itaberaba vamos seguir trabalhando e tendo a expectativa de que Itaberaba siga recebendo esse olhar pelo Governo do Estado. Tivemos um olhar muito especial pelo governador Rui Costa e espero que o governo Jerônimo tenha esse olhar, não só pelo povo de minha terra, mas o povo da Chapada Diamantina, com programas de combate à fome e da agricultura familiar.

Itaberaba deu o resultado nas urnas. Mesmo com o nosso partido não apoiando ele aqui, Jerônimo ganhou dentro de Itaberaba. Então, tem que seguir da forma que as pessoas querem. Independente da situação partidária o governador tem que ter esse olhar pra quem mais precisa. E a nossa cidade precisa desse olhar do Governo da Bahia. Então, espero que o governo Jerônimo seja sensível assim como foi o de Rui Costa para a saúde e a educação.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Prefeito Ricardo Mascarenhas investe na capacitação de jovens e projeta chegada de novas empresas a Itaberaba
Play

Prefeitura de Ipirá mantém ônibus escolar sucateado após denúncias

Prefeito Ricardo Mascarenhas investe na capacitação de jovens e projeta chegada de novas empresas a Itaberaba
Play

Prefeito 'vira' whisky no palco e transmissão sai do ar; vídeo

Prefeito Ricardo Mascarenhas investe na capacitação de jovens e projeta chegada de novas empresas a Itaberaba
Play

Motoristas na Rodoviária se revoltam com Transalvador: "Indignada"

Prefeito Ricardo Mascarenhas investe na capacitação de jovens e projeta chegada de novas empresas a Itaberaba
Play

Em Ribeira do Pombal, estradas sem calçamento deixam moradores ilhados

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA