RACISMO NO SUDOESTE
OAB-BA se solidariza com advogada que sofreu racismo em Conquista
Yldene Martins foi chamada por uma vizinha de “macaca negra”
Por Da Redação
Após ser vítima de preconceito racial no Sudoeste do estado, a advogada Yldene Martins recebeu solidariedade da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia e a Subseção de Vitória da Conquista, onde o caso aconteceu.
“É inadmissível que no Brasil, maior nação negra fora do continente africano, tenhamos que conviver com práticas cotidianas de opressão que negam direitos e tentam rebaixar o ser humano pela cor da sua pele, origem, raça ou etnia”, publicou a OAB-BA.
Yldene Martins foi chamada de “macaca negra” pela sua vizinha após pedir a ela que retirasse o carro que ocupava a sua vaga de garagem. O entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), de outubro do ano passado, é que o crime de injúria racial é espécie do gênero racismo, sendo, portanto, inafiançável e imprescritível, conforme o artigo 5º, inciso XLII, da Constituição Federal.
“Construir uma sociedade igualitária, cidadã e sem descriminação é dever de todas e todos. A colega Yldene Martins já está sendo acompanhada pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Subseção de Vitória da Conquista e terá todo apoio da Subseção e da Seccional baiana da OAB no firme intento de que as leis sejam efetivamente aplicadas e que seja feita justiça”, completou a OAB-BA na nota.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes