Bahia: médico usa peruca para atender paciente suspeita de homofobia | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Centro Norte Baiano

Bahia: médico usa peruca para atender paciente suspeita de homofobia

Paciente teria se negado a ser atendida por médico gay no Hospital da Mulher, em Feira de Santana

Publicado segunda-feira, 05 de junho de 2023 às 07:11 h | Autor: Da Redação
Médico usou peruca em protesto contra caso de homofobia que envolve colega
Médico usou peruca em protesto contra caso de homofobia que envolve colega -

Um médico do Hospital da Mulher, em Feira de Santana, prestou queixa por crime de homofobia, após uma paciente ter se recusado a receber atendimento por um ginecologista e obstetra, identificado como Phelipe Baldi. O motivo da recusa seria a orientação sexual do profissional de saúde. 

Diante da situação, um colega de Phelipe, o médico Carlos Vinícius Costa Lino, colocou uma peruca para atender a paciente, como forma de protesto contra a atitude da mesma. O caso repercutiu neste domingo, 4, após o protesto nas redes. 

“Imagina desacatar um profissional que está exercendo o seu trabalho de forma digna e humana, no seu ambiente de trabalho. O colega foi desacatado por uma paciente que disse que não gosta de ser atendida por homossexual. Ele ouviu e pediu que ela se retratasse, pacificamente. Ela repetiu e esse colega teve que se ausentar do plantão. Saiu para fazer uma denúncia de homofobia na delegacia, e restou a mim, amigo e colega dele, acolher essa paciente e a avaliar em retorno”, disse Carlos, em publicação nas redes sociais.

 

 

Phelipe Baldi também fez pronunciamento nas redes, confira na íntegra: 

“Homofobia é crime! Denunciem!

Venho por meio deste relatar sobre o crime de homofobia que fui vítima hoje no Hospital da Mulher de Feira de Santana por uma gestante.

Sou ginecologista e obstetra da unidade desde Março de 2022. E nunca vivencei algo parecido.

Hoje atendi uma paciente e solicitei exames. Ao se retirar do consultório e aguardar para a realização dos exames a mesma se dirigiu a outra paciente no corredor e verbalizou “EU ODEIO SER ATENDIDA POR HOMOSSEXUAL”. Escutei do consultório a frase da mesma. Imediatamente me dirigi a porta e informei a mesma que homofobia é crime e desacato ao funcionário público no exercício de profissão também.A mesma manteve sua postura e não se desculpou.

Imediatamente entrei em contato com a direção da unidade, informei o ocorrido e recebi todo apoio, solidariedade e orientações de prestar queixa na delegacia e na ouvidoria contra a paciente.

Agradeço a toda equipe do hospital da mulher pelo acolhimento, carinho e conforto.

Agradeço a minha família que se fez presente. Minha mãe mandou a peruca para que meu amigo prestasse o atendimento à paciente. Meu pai e minha irmã, também médicos, que estavam de plantão aqui hoje comigo.

Agradeço ao meu amigo @diamannnefer (Dr Carlos Vinícius Costa Lino) pelo atendimento de peruca e batom para enfatizar que independente da orientação sexual o atendimento realizado é o mesmo.

Gratidão a todos vocês pelo carinho.Obrigado por serem luz na minha vida.Obrigado por me permitirem ser luz na vida de vocês.Amo vocês.

A luta é diária! Denunciem todo tipo de preconceito e violência. E contem comigo para denunciar também.”

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana também deu nota sobre o caso:

Imagem ilustrativa da imagem Bahia: médico usa peruca para atender paciente suspeita de homofobia
 

Publicações relacionadas