Idosa morre enquanto aguardava regulação | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Centro Norte Baiano

Idosa morre enquanto aguardava regulação

Aposentada de 82 anos, estava internada desde o último domingo, 13, após sofrer um infarto

Publicado sexta-feira, 18 de março de 2022 às 13:34 h | Atualizado em 18/03/2022, 13:37 | Autor: Da Redação
A aposentada, Maria Zilda, morreu na última quinta feira, 17
A aposentada, Maria Zilda, morreu na última quinta feira, 17 -

Uma idosa de 82 anos morreu após sofrer um infarto, na última quinta-feira, 17, em Feira de Santana, enquanto aguardava transferência para uma unidade especializada. Familiares e amigos se despediram da aposentada, Maria Zilda, na manhã desta sexta-feira, 18.

Segundo informações da família, a idosa aguardava por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o último domingo, 13, e os profissionais que estavam responsáveis pelo caso, insistiram em registrá-la como paciente vítima de Covid-19. A neta de Maria Zilda, em entrevista para o G1, informou que a família fez o que estava ao alcance para otimizar a transferência da idosa.

"A gente está tentando uma vaga de UTI e eles estão colocando no sistema que ela está de Covid-19. A gente providenciou um teste, que sai no mesmo dia [o resultado] e ela não está [infectada]. A gente também fez o teste rápido e deu negativo, mas, ainda assim, acharam essa possibilidade de estar de Covid-19", disse Mayra.

O óbito da idosa elevou para 105 o número de mortes, nos três primeiros meses de 2022, de pacientes à espera da regulação no município de Feira de Santana.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pela Central de Regulação, informou que realiza a transferência de com o perfil do paciente e que a disponibilidade de vagas ocorre quando há alta médica ou morte de um paciente. 

Publicações relacionadas