CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Programa Despertar completa 5 anos em Santo Estêvão
Objetivo é viabilizar aulas teóricas e práticas sobre questões socioambientais
Por Da Redação
A quinta-feira, 7, no município de Santo Estevão, centro-norte da Bahia, foi marcada pela comemoração dos 5 anos do Programa Despertar. O dia foi cheio de emoções com depoimentos de diretores, professores e alunos, sobre as experiências e vivências com as ações do 'Despertar' nas escolas.
"Hoje é um dia de celebração pelos 5 anos do Despertar. Que felicidade poder desenvolver esse programa durante a gestão. É uma excelente estratégia pedagógica que contribui para a formação do estudante de forma íntegra e plena. Parabéns a todos que se dedicam para fazer esse programa acontecer no chão da escola e se propagar nas comunidades", afirmou o secretário de educação, Jailson Assis.
Para a professora Jane Aparecida, coordenadora do Programa Despertar, esse é um momento de celebração pois com o desenvolvimento do programa os estudantes estão fazendo a diferença em suas comunidades.
"Ano passado tivemos a premiação da aluna Hanna, que ficou em primeiro lugar no Estado ao escrever para o Senar sobre a ação que fez na comunidade em que vive. Ela produziu mudas de temperos em vasos e distribuiu na comunidade como forma de incentivo a essa prática saudável de consumo. Essa é apenas uma das muitas ações que eles estão realizando e tanto os demais colegas quanto a comunidade passam a refletir sobre seu papel na sociedade e no cuidado com o meio ambiente", afirmou Jane.
O evento contou com a participação de gestores, professores articuladores, agentes Despertar (estudantes que representam o programa nas escolas municipais) e a equipe técnica pedagógica da SEDUC.
A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Educação, firmou parceria com o Sistema Faeb/Senar em 2017 e, desde então, vem garantindo aos alunos da zona rural a participação no Programa Despertar, com aulas teóricas e práticas sobre questões socioambientais.
O Programa contribui para a formação dos estudantes como cidadãos responsáveis e conscientes de como podem ser protagonistas no desenvolvimento das comunidades onde vivem e terem atitudes sustentáveis. Ao todo, mais de 6 mil alunos são beneficiados com o programa por ano.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes