Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > CENTRO NORTE BAIANO

CPI DA SAÚDE

Relatório aponta irregularidades em contratos da prefeitura de Feira

Comissão pediu indiciamento do prefeito Colbert Martins, do secretário de Saúde e de empresas por corrupção passiva

Da Redação
Por Da Redação
Documento foi divulgado pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana
Documento foi divulgado pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana - Foto: Divulgação | CMFS

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos contratos, também conhecida como CPI da Saúde, foi divulgado nesta quinta-feira, 28, pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana. O documento aponta irregularidades na gestão do prefeito Colbert Martins (MDB).

De acordo com o relatório, disponível no Diário Oficial Eletrônico do legislativo, em edição extra, a gestão municipal foi “às vezes omisso e às vezes optou por agir de forma negligente, nos contratos realizados pela prefeitura com instituições privadas da área de saúde, trazendo grandes e sérios prejuízos ao erário”.

Tudo sobre Centro Norte Baiano em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Além disso, o relatório destaca também para "práticas corriqueiras de crimes contra a administração pública". O trecho refere-se exclusivamente nos contratos e licitações feitas pela Secretaria Municipal de Saúde, além de pontuar que as condutas não se restringem à atual gestão, mas a anterior também.

Assim, a CPI sugeriu o indiciamento do prefeito da cidade, Colbert Martins; do Secretário Municipal de saúde, Marcelo Brito; do vereador Marcos Lima; da ex-vereadora Aldiney Bastos (Neinha); além de empresas e cooperativas.

Todos estão sendo acusados de corrupção passiva, e outros crimes contra a administração pública. Segundo o artigo 317 do Código Penal, a pena prevista para os crimes de corrupção passiva podem ir de 2 a 12 anos, além da multa.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o artigo descreve como conduta proibida o ato de usar o cargo publico para solicitar ou receber vantagem indevida, sem necessariamente que o particular aceite a proposta, podendo se enquadrar apenas em caso de solicitação. Por fim, o servidor ainda pode ser punido em caso de ceder, a pedido ou influência de terceiro, mesmo não recebendo vantagem.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Colbert Martins cpi da saúde feira de santana

Relacionadas

Mais lidas