Brumado: moradores e comerciantes protestam contra torre telefônica temendo contaminação | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Centro Sul Baiano

Brumado: moradores e comerciantes protestam contra torre telefônica temendo contaminação

Publicado segunda-feira, 21 de junho de 2021 às 12:48 h | Atualizado em 21/06/2021, 13:21 | Autor: Da Redação
A torre está sendo construída no entorno da Igreja São Cristóvão.
A torre está sendo construída no entorno da Igreja São Cristóvão. -

Moradores e comerciantes do entorno da Igreja São Cristóvão, no município de Brumado, estão protestando contra a instalação de uma torre de telefonia móvel na região.

Marileide Leite, uma das moradoras do local, disse que a vizinhança está temerosa quanto aos efeitos nocivos da transmissão de radiação para saúde. “A gente não sabe até onde isso vai ser nocivo para a gente. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para se construir uma torre dessas tem que ter pelo menos 30 metros de distância. É proibido se construir próximo de creches e hospitais, justamente por causa da radiação. A empresa responsável teria que convocar a comunidade para uma palestra para falar sobre os impactos, mas nada disso aconteceu”, relatou.

Além dos prejuízos à saúde, a moradora alega que a torre coloca em risco à vizinhança em caso de desabamento. “Essa torre pode desabar a qualquer momento e atingir as casas”, completou. A também moradora Chaiane Bonfim afirmou que o caso já foi levado ao conhecimento da gestão municipal para intervenção necessária. “Eles foram notificados, mas continuam construindo. Brumado é uma terra sem lei? Não aceitamos essa torre no nosso bairro”, manifestou.

Os moradores também acionaram o Ministério Público para mediar o impasse. (Informações do Achei Sudoeste).

Publicações relacionadas